*

Quentinho, com manteiga, cobertura doce e até recheio, o croissant é um clássico da culinária francesa.

Segundo Raul Lody, autor do livro “Caminhos do Açúcar”, a base e a técnica do preparo do croissant vêm da milenar cozinha turca Otomana com expansão na Áustria, onde é chamado de kipferl brioche. “O formato do croissant celebra a vitória dos austríacos sobre o império Otomano e a meia lua crescente representa o mesmo símbolo que está na bandeira da Turquia”, explica o antropólogo e autor.

Foi com Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, casada com Luís XVI, delfim da França, que a receita foi disseminada em terras francesas, onde croissant significa “crescente”. De acordo com Lody, é um tipo de pão feito de massa folhada e marca com destaque a tradicional pâtisserie francesa.

Veja como fazer seu próprio croissant para incrementar o seu café da manhã:

Ingredientes:

500g farinha de trigo
300 ml de leite
50g de açúcar
15g de fermento fresco
12g de sal
190g de manteiga fria boa para massa folhada
1 gema de ovo batida com um pouco de leite para dourar

Modo de preparo:

Numa tigela grande, misture o fermento com 150 ml de leite morno e 10 gramas de açúcar. Então, acrescente 125 gramas de farinha e misture bem com uma colher; cubra com um pano de prato limpo e úmido e deixe descansar em um lugar quente por 30 minutos.

Depois, acrescente o restante da farinha, o leite, o açúcar e o sal. Agora, amasse tudo até obter uma massa homogênea. Fazendo o “livro” de massa: divida a massa em duas partes. Selecione uma parte, coloque sobre uma superfície enfarinhada e estenda a massa com um rolo até formar um retângulo grande.

Pegue o restante da massa e estenda para formar um retângulo menor. Coloque manteiga no meio do retângulo maior e coloque o retângulo de massa menor sobre ele, centralizado; dobre as bordas da massa que está embaixo para se fechar sobre a superior como se fosse um livro. Novamente, estenda a massa para formar outro retângulo grande, com uma espessura de 0.5mm, aproximadamente.

Dobre a massa em 3 e ¼. Isto é, dobre as duas bordas para dentro no sentido da largura e depois uma vez no sentido do comprimento. Coloque a massa folhada e depois leve para a geladeira por 30 minutos. Repita duas vezes a ação anterior com a dobra sempre à direita. Estenda a massa com uma espessura de 0.4mm; em seguida, corte em triângulos com 10cm a 12cm de base. Quando a massa está aberta na forma de um retângulo há um melhor aproveitamento da massa. Enrole a partir da base para a ponta do triangulo. Coloque na chapa de forno forrada com papel vegetal.

Antes de colocar o forno, pincele com uma mistura feita com a gema do ovo e o restante do leite para que os croissants fiquem dourados. Pré-aqueça o forno a 220°C. Asse por aproximadamente 45 minutos a 1 hora.



 

COMENTE

croissant