metropoles.com

Já experimentou carne de onça? A iguaria é servida moída e crua

O prato é uma tradição curitibana e há até uma lei tramitando na Câmara Municipal de lá para transformá-lo em patrimônio cultural da cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
carne de onça
1 de 1 carne de onça - Foto: Divulgação

Os curitibanos dizem que visitar a capital paranaense e não provar a carne de onça é como ir a Salvador e não provar acarajé. O prato é tradicional na cidade desde os anos 1940. Pode ser encontrado em muitos dos bares e restaurantes de lá. Há até uma lei tramitando na Câmara Municipal para transformá-lo em patrimônio cultural do município.

Mas peraí, não precisa chamar o Ibama. A carne de onça, na verdade, é feita com carne magra bovina. É preferível que não tenha nervos nem gordura porque na receita ela é moída e servida crua e sem tempero sobre fatia de broa preta. Depois é que vem o tempero.

Inspirado em receitas europeias e do Oriente Médio — como o steak tartare e o quibe cru –, o prato foi batizado de carne de onça por causa do “bafo” de quem a come. Mas Jorge Tonatto, sócio do Bar do Alemão, em Curitiba, diz que muita gente questiona se é carne de felino mesmo. “Outras ficam indignadas quando ouvem falar do prato”.

Divulgação
Carne de onça: pode ser petisco ou prato principal

Veja como faz:

Ingredientes:
– 1kg de carne moída de primeira (alcatra ou patinho, sem nervo, gordura ou sebo e passada duas vezes no moedor de carne)
– 1 maço de cebolinha verde cortado bem miúdo
– 1 cabeça de cebola picada bem miúda
– 1 gema de ovo
– 1/2 copo de azeite de oliva
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Maionese
– Mostarda
– 1 broa de centeio fatiada

Modo de preparo:
– Passe uma camada fina de maionese sobre a broa. Coloque cerca de 150g de carne crua sobre o pão, sem apertar.
– Adicione sal e pimenta-do-reino.
– Coloque a gema de ovo sobre a carne e cubra com a cebola e a cebolinha picadas e mostarda a gosto.
– Adicione mais sal e pimenta e regue com azeite de oliva.

Onça mesmo, nunca!
Agora… Daria mesmo para fazer a receita com carne de onça? Roberto Fusco Costa, biólogo do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, diz que seria difícil: no Brasil, a onça-pintada (Panthera onca), maior felino das Américas, está ameaçada de extinção.

Segundo um estudo desenvolvido em 2014 pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros (Cenap), existem cerca de 250 onças-pintadas na Mata Atlântica atualmente. Ou seja, a espécie sofreu redução de 80% nos últimos 15 anos.

Então, gente. Vamos experimentar a carne de onça, mas levar ao pé da letra, nem pensar!25

Compartilhar notícia