*

A busca por uma alimentação mais saudável e ecologicamente correta cresce a cada dia. Brasília conta com mercados orgânicos, restaurantes focados em produtos sem agrotóxicos e outras iniciativas “naturebas”. Pioneira nesse setor, as feiras oferecem alimentos produzidos de forma natural e viraram queridinhas da gastronomia. O Metrópoles divulga 33 estabelecimentos do gênero espalhados pelo Distrito Federal.

O Idec criou uma nova versão de seu Mapa de Feiras Orgânicas. Segundo o levantamento, o DF oferece 33 feiras focadas em produtos sem agrotóxicos. A plataforma é colaborativa e montada a partir de sugestões do público. Estão assinalados os locais dos estabelecimentos, horários que funcionam e quais produtos são vendidos.

Lilian Miranda, nutricionista funcional do restaurante DuoO, revela que os valores dos orgânicos nas feiras são muito mais em conta:

O orgânico não tem preços baratos porque falta incentivo. Grandes produtores não vão fazer orgânicos. Quem se dedica a isso são os pequenos produtores, e eles precisam de mais respaldo do Estado para formalizar a produção. Mas a dica para o consumidor é procurar mais essas feiras, porque quanto mais a gente compra, mais o preço cai, os custos de produção caem também.” Para que muitas feiras, que só ocorrem um dia na semana, sejam realizadas com mais frequência, é necessário haver demanda."
Lilian Miranda, nutricionista

Confira quais os alimentos mais contaminados com agrotóxicos:

A nutricionista e pesquisadora do Idec, Mariana Garcia, completa. Para ela, o Mapa de Feiras é uma forma de estimular a economia local. “Com essa nova versão, buscamos aprimorar a experiência dos usuários. E para que as informações se mantenham atualizadas e corretas, é importante que ocorra a participação e a colaboração de todos”, conclui.

Benefícios
De acordo com Lilian Miranda, os alimentos trazem somente benefícios. “Os alimentos livres de agrotóxicos são bons por vários motivos. Eles são mais nutritivos para o corpo, porque são plantados em solos sem contaminação química, mais ricos e vivos. Além disso, é comprovado que esses vegetais têm mais antioxidantes. Para o corpo de quem consome, é uma maravilha”, argumenta.

Os ganhos com esses alimentos extrapolam a saúde imediata. O planeta também se dá bem. Sem a contaminação química dos agrotóxicos, o ar, a água, a terra e até os animais sofrem menos degradação.

 



 

COMENTE

Idecmapa de feiras orgânicas