metropoles.com

Confira oito dicas que vão tornar seu churrasco ainda melhor

Para cada carne há um tipo de corte, tempo de preparo e temperinhos. Por isso, esteja atento

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
pedaço de picanha
1 de 1 pedaço de picanha - Foto: Divulgação

Para preparar um bom churrasco é preciso mais do que boa vontade. Muitas vezes, a maneira errada de manusear a carne ou temperatura da churrasqueira pode colocar em xeque os eventos em família e amigos.

Para minimizar os riscos de queimar a carne e estragar a festa, os desenvolvedores do LikeChurras, aplicativo de compra de carnes, dão dicas que vão desde o carvão ao manuseio da carne:

Reprodução— A escolha do carvão pode influenciar muito no resultado do churrasco. Sempre opte por pedaços grandes, pois produzem brasa mais facilmente e mantêm uma temperatura uniforme. E lembre-se sempre de acender o carvão uma hora antes de começar a assar as carnes.

— Aproveite as cinzas do churrasco anterior e acomode-as sobre o carvão novo para evitar labaredas. E, claro, sempre tome cuidado com produtos inflamáveis. Se eles podem machucar às pessoas, também podem prejudicar a carne.

— Faça o corte da carne de maneira adequada posicionando a lâmina da faca no sentido transversal em relação às fibras: isso vai deixar mais fácil de cortar a peça depois de pronta.

— Garfos devem ser evitados, pois ao ser perfurada, a carne pode perder os líquidos e, consequentemente a suculência. Opte por pinças para manipular os cortes.

— Grelhar ou assar? Se ficar a 15cm da brasa, a carne será selada ou grelhada. Essa é altura ideal para peças menores. Para assar, a carne deve estar na altura de 40cm para pedaços médios e 60 cm pedaços grandes.

Divulgação— Os temperos das carnes também são muito importantes na preparação de um bom churrasco. Para a carne bovina, o sal grosso é a melhor opção. Não use sal grosso úmido, pois faz com que a carne absorva mais tempero, perdendo seu sabor original.

— Já para carne suína, uma combinação interessante é um molho de mostarda, sal, mel, suco de laranja, cravo da índia e ervas frescas.

— Para as carnes de corte prefira sempre as peças mais gordas. Não é necessário comer a gordura, mas é ela que dá suculência e sabor à carne. Picanha, alcatra, contrafilé e costela são as ideais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?