metropoles.com

Como assar a picanha perfeita? Basta seguir estas quatro dicas

Os tipos de corte, a procedência da carne e até a distância entre ela e a brasa influenciam no resultado final de seu churrasco

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ Ponto da Picanha/BH
Picanha do Ponto da Picanha
1 de 1 Picanha do Ponto da Picanha - Foto: Divulgação/ Ponto da Picanha/BH

Quando o assunto é churrasco, uma das carnes preferidas do brasileiro é a picanha, quanto mais suculenta melhor. Esse corte brasileiro de carne bovina, tirado da parte superior do boi, é apreciado pela maciez, suculência e sabor inconfundível.

Uma boa picanha, porém, exige mais do que um bom churrasqueiro para ser bem aproveitada. O pessoal do LikeChurras, aplicativo para vendas de carne certificadas por delivery, listou quatro dicas para a preparação da picanha.

Procedência:
É importante comprar carnes com boa procedência, de preferência certificadas. A forma de abate do gado também influencia no sabor final do produto. As fazendas devem oferecer tecnologia para realizar bons cortes e qualidade de vida para o gado.

Preparação:
Apesar das diversas maneiras de preparar a picanha, a mais tradicional é a melhor garantia de bons resultados. Usa-se apenas o sal grosso, que vai temperar a carne dando um sabor único quando unido ao líquido vindo da gordura da carne. Vale ressaltar que a camada de gordura nunca deve ser retirada da picanha, pois isso faz com que a carne perca suas propriedades.

Corte:
Há duas maneiras corretas de assar a picanha: inteira, na grelha, ou em cortes, para os molhos. Os pedaços devem ter entre dois e três dedos de diâmetro. Para cortar, faça movimentos uniformes e evite o vai e vem com a faca. Isso danifica a carne.

Como assar:
Para assar a carne na grelha, ela deve estar a 15cm de distância da brasa. Assim, a picanha não corre o risco de entrar em contato direto com o fogo e ressecar. As peças de tamanho maior devem estar na parte de trás da churrasqueira e ficar aproximadamente por 15 minutos de um lado e entre 10 e 15 minutos no outro lado.

Uma dica extra:
A carne também pode ser assada no espeto. Para isso é preciso tomar cuidado para não machucar a picanha ao espetá-la, tirando a maciez. Primeiramente, o espeto deve ser posto na brasa com a gordura da carne para cima, também a 15cm da grelha, e o tempo entre 10 e 15 minutos cada lado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?