*

Shinenkai é como é chamada a festa que fazem os japoneses para comemorar a entrada de um novo ano. A tradição será replicada em Brasília, no domingo (8/1), com a primeira edição do Festival Shinenkai — Ano-Novo Japonês. A festa vai ser no Miwa Restaurante, no Setor Bancário Sul.

A partir das 12h, serão servidas comidas típicas dessa celebração, a exemplo do sobá (macarrão japonês de trigo sarraceno — foto no alto). “A tradição surgiu porque se diz que a massa era utilizada pelos antigos artesãos para limpar o pó de metais preciosos no último dia do ano”, conta Rosa Takematsun (foto abaixo), chef do Miwa.

Outro alimento consumido tradicionalmente pelos japoneses na festa de ano-novo é o ozooni. Trata-se de uma sopa de legumes e especiarias servida com mochi, um bolinho a base de arroz feito na véspera da virada do ano para dar sorte.

Rafael Zoltar/DivulgaçãoToque brasileiro
Mas no cardápio que preparou para a festa de domingo, Rosa optou por dar espaço também a receitas nipônicas conhecidas pelos brasileiros — como o tempurá,o sushi e o sunomono (a saladinha de pepino, com kani, alga e macarrão de broto de feijão, com toque do gengibre em conserva).

Com entrada, prato principal e sobremesa, o menu do Shinenkai custará R$ 60 por pessoa. Começa com uma porção de sunomono e sete tipos de sushi (tradicionais). De principal será servido o sobá (com shitake, gengibre e caldo de peixe), tempurá de legumes e ozooni.

De sobremesa, os participantes poderão escolher entre o tempurá de sorvete frito (empanado de sorvete, quente por fora e gelado por dentro) ou kanten (gelatina de agar-agar, com morango e pêssego em calda).

Além do almoço especial, a festa contará com outras atrações. Serão distribuídas omikujis (tiras de papel enrolados retirados de uma caixa com mensagens sobre a sorte para o ano que se inicia) e Cris Floresta (voz) e Luiz Carvalho Duarte (violão) ficam encarregados da música ao vivo — essa, bem brasileira.

Festival Shinenkai – Ano-Novo Japonês
Dia 8/1 (domingo), das 12h às 15h30. No Restaurante Miwa (Setor Bancário Sul, Quadra 2, Edifício João Carlos Saad I — ao lado do antigo Calaf). Valor: R$ 60 (antecipado, com reserva pelo 994275001), bebidas à parte.



 

COMENTE

culinária japonesamiwa restauranteFestival Shinenkai