*

As casas especializadas em panificação artesanal, de fermentação natural, multiplicaram-se pelo Distrito Federal e nos fizeram rever o conceito de pão. Mas como resistir às boas e velhas padocas, com seus sanduíches para serem saboreados em mesinhas ou no balcão?

Na seleção das melhores padarias de Brasília, procuramos equilibrar entre um e outro conceito. Tarefa difícil, pelo nível que o mercado atingiu. Mas consideramos não só a qualidade do pão produzido, como também a variedade saída do forno, a criatividade do padeiro e o ambiente.

No caso das padarias tradicionais, também levam vantagem as que cumprem ainda o papel de loja de conveniência, com prateleiras repletas de produtos que quebram um galhão nas emergências.

Divulgação

Bellini Pães e Gastronomia
A Belini entra na lista pela versatilidade. Muito mais que uma boa padaria, ela consegue ser empório, adega, loja de conveniência, restaurante… É um lugar que supre com satisfação necessidades do café da manhã ao jantar, seja para levar para casa ou saborear por lá mesmo.
113 Sul, Bloco D, Loja 35/36, 3345-0777. Segunda a sábado, das 6h30 à 0h; domingo, das 7h às 23h.

Michael Melo/Metrópoles

Castália
Aberta em janeiro, a Castália logo se destacou pela criatividade dos primos Eduardo Neiva Tavares e Pedro Abbott Galvão. São eles que botam a mão na massa, inventando novos sabores de pão, preferencialmente a partir de ingredientes do cerrado (foto acima). Além do caprichoso trabalho artesanal dos padeiros, a casa tem boa oferta de confeitaria e é também café.
102 Norte, Bloco D, 3081-8899. Terça a sexta, das 7h30 às 19h30; sábado, das 7h30 às 17h30.

Hollywood Pães e Conveniência
Sabe aquela padaria que todo mundo quer ter na esquina mais próxima? É a Hollwyood do Núcleo. Tem do pão francês a uma variedade de biscoitos e bolos, além de prateleiras repletas de produtos básicos (ou não tão básicos assim) e um espaço para se tomar café confortavelmente sentado em mesinhas. A Venitália Pães e Gastronomia, na mesma rua, é uma concorrente forte. Há Holywood também em Águas Claras, Vicente Pires e Taguatinga, a conferir.
Avenida Central, Bloco 1000, Lojas 1/2, 3552-4743. Segunda a domingo, das 6h às 22h.

La Boulangerie
Sob comando do padeiro Guillaume Petitgas, a Boulangerie deu o pontapé inicial numa nova fase da panificação em Brasília. E, a despeito da ampliação da concorrência, mantém-se como uma referência forte em se tratando da autêntica panificação francesa. Para sorte de muitos, hoje tem extensões em versão “petit” na Asa Norte (212 Norte) e no Lago Sul (QI 21)..
306 Sul, Blobo B, Loja 10, 3244-1394. Segunda a sábado, das 7h às 20h.

Divulgação

La Boutique — Padaria Francesa
Ouvindo uma constante trilha sonora de música francesa das antigas (Charles Aznavour e afins), você pode sentar e fazer um lanche por lá mesmo ou comprar o pão para levar para casa. O croissant aux amandes é uma das delícias do extenso cardápio dessa padaria-café-confeitaria (foto acima) comandada por Marco Túlio Pena Costa. Para levar, experimente o ciabata. É sensacional.
413 Norte, Bloco A, Loja 20, 3447-7494. Segunda a sábado, das 7h30 às 20h30; domingo, das 7h30 às 18h.

DivulgaçãoLa Panière – Pães Artesanais
A francesa Laurence Mourot e a filha Elisa Marin comandam esta charmosa padaria, que oferece uma ampla variedade de receitas da panificação francesa (foto acima), produzidos de forma artesanal. Uma boa pedida são as versões mini de algumas delas, como o croissant e o pain au chocolat, que podem ser saboreadas nas mesinhas da loja com um bom café.
211 Sul, Bloco A, Loja 35, 3245-6280. Terça a sábado, das 7h as 20h; domingo, das 8h às 14h.

Divulgação

Panetteria d’Oliva
Difícil dizer qual o mais saboroso, se o pão integral com castanha-do-pará ou o pão de gorgonzola; se o frolá (recheado com calabresa, parmesão, berinjela, tomate seco, azeitona e orégano) ou a rosca de calabresa… Com massa e forno, o chef-padeiro Felipe Oliveira faz maravilhas (foto acima), que podem ser encontradas também na loja do Guará (a original e mais modesta) ou escolhidos na loja on-line
Rua das Figueiras, Lote 2/4, Loja 14, Águas Claras, 3083-8214. Segunda a sábado, das 9h às 22h.

Panificadora Delícia
O balcão em círculo no centro da padaria é o grande atrativo da Delícia. Ali são preparados sanduíches deliciosos e com combinações não tão óbvias, a exemplo do de presunto defumado com creme de maçã e queijo brie. Chama a atenção também o frescor dos ingredientes usados, tanto nos sandubas quanto nos sucos. E, claro, tem uma boa variedade de pães fresquinhos para levar.
SHIS QI 13, Bloco H, Lojas 50/55, Lago Sul, 3248-6266. Segunda a sábado, das 6h ás 21h.

Divulgação

Varanda Pães Artesanais
Após um período fechada para reforma, a Varanda reabriu ampliada e com mesinhas para quem quise tomar por lá mesmo um café com pão. Era o que faltava. Se houvesse uma classificação nesta lista,a Varandas estaria altamente cotada a ocupar o primeiro lugar. Dilson Oliveira, um engenheiro civil que largou os cálculos para se dedicar à panificação, consegue produzir os pães mais saborosos da cidade (foto acima).
215 Norte, Bloco D, Loja 39, . Terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 10h às 19h.

Vitória Panificadora
Pão produzido no modo tradicional, balcão onde tomar um café com páo na chapa ou um mixto quente. A Vitória remete a tradição até no endereço da matriz, na Rua da Igrejinha, mas não parou no tempo. A inovação mais recente foi a abertura da filial no aeroporto JK. Aliás, bem aconchegante, com atraente vitrine de pães, bolos e tortas e loja de conveniência. Tem filial também no Lago Sul (QI 15).
108 Sul, Bloco C, Loja 15, 3443-0800. Segunda a sábado, das 6h às 21h; domingo, das 7h às 21h.



 

COMENTE

pãespadariasmetrópoles indicapanificadoras