*

Infelizmente, Brasília não tem mar, e a praia mais próxima daqui fica a mais 1.000km de distância. Apesar disso, é possível sim apreciar pratos feitos com frutos do mar frescos sem sair da cidade.

Mariscos, peixes, camarões, lagostas e lulas… Tudo isso está ao alcance dos brasilienses e o roteiro vai muito além das marcas mais famosas e óbvias.

Veja uma lista com 10 restaurantes muito bem avaliados na arte de servir frutos do mar.

Reprodução/Instagram

Nau Frutos do Mar
Do mesmo grupo responsável pelo Mangai, o Nau repete, no que oferece, a excelência do restaurante de comida nordestino. São várias opções com ingredientes como ostras e anéis de lula (foto acima). Os pratos costumam servir três pessoas. Camarões ao molho, chapas com lagosta e aperitivos empanados estão entre as principais opções.
Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conjunto 41, próximo à Ponte JK, 3252-0155. Segunda, das 12h às 15h30 e das 18h às 22h. Terça a quinta, das 12h às 23h. Sexta, das 12h às 15h30 e das 18h30 à 0h. Sábado, das 12h à 0h e domingo, das 12h às 22h.

Toca do Peixe
Na porta do estabelecimento, o nome já diz: bar e restaurante familiar. Um bom ambiente para levar várias pessoas e comer a preço justo. O tucunaré é bem servido, e os outros peixes seguem o mesmo preparo com gostinho de feito em casa.
Quadra 03, Bloco B, Loja 12/13, Edificio Banshopping, Núcleo Bandeirante, 3386-4071. Segunda a domingo, das 11h às 23h. 

Divulgação

Ki Mukeka
Um dos restaurantes mais famosos de Salvador, em que se faz moqueca com tradição. Aqui a receita é bem similar à encontrada nas unidades baianas, sempre com muito dendê, e os os frutos do mar vêm em abundância nas moquecas e ensopados. A mais recomendada é a moqueca de camarão (foto acima). De entrada, experimente o tradicional acarajé.
Setor de Hoteis e Turismo Norte, Lote 5, Trecho 2, Parte C, 3306-1015. De segunda a sábado, das 11h30 às 23h. Domingo, das 11h30 às 17h.

Peixe na Rede
É uma boa pedida para uma refeição rápida. Os pratos com tilápia são bem servidos, com preços variando de R$ 20 a R$ 40. O peixe é sempre sem espinha, e vem em grandes filés. Devido ao sucesso da marca, é possível, inclusive, comprar os pratos congelados e levar para casa.
São 13 unidades por Brasília: Asa Sul, Sudoeste, Águas Claras, Lago Sul, Asa Norte, Taguatinga e alguns shoppings. Endereços e horários detalhados no site.

Giovanna Bembom/Metrópoles

Coco Bambu
O Coco Bambu é o reduto do famoso camarão internacional, com molho branco e camarões bem grandes. Aqui, o menu inspirado no mar traz uma infinidade de receitas de camarão: com catupiry, curry, .coco, etc. A paella (foto acima) também é uma boa pedida. Serve mais de cinco pessoas.
Praça de Alimentação do Brasília Shopping (início da W3 Norte), 3038-1818, e no Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conjunto 36, Ícone Parque, 3224-5585. Horários de funcionamento detalhados no site.

Reprodução/Facebook

Red Lobster
A franquia norte-americana chegou ao Brasil com cardápio muito similar ao das terras do Tio Sam. Muito camarão e lagosta (foto acima), sempre com molhos tropicais levando frutas, coco e tempero verde. A casa fica escondidinha em um canto da praça de alimentação no primeiro piso. Vale tentar encontrá-la.
Aeroporto Internacional de Brasília, 3364-9097. Segunda a domingo, das das 9h às 23h.

Espetos e Pescados do Careca
No Careca, um dos restaurantes mais tradicionais de Samambaia, o peixe é abatido na hora. Totalmente fresco e com receita de família. O ambiente é agradável, e o restaurante é uma pedida para o jantar.
QNM 208 Conjunto E, Lojas 03/05/07, Samambaia Norte, 3459-4956. Terça a domingo, das 11h à 0h.

Reprodução/Facebook

Recanto do Camarão
Aqui há rodízio de camarão de segunda a quinta no jantar. Os crustáceos são sempre acompanhados de legumes frescos. As moquecas e o bacalhau são bem servidos. O prato com mais variedade de frutos do mar é o grelhado. Leva lagosta, camarão, filé de pescada-amarela, lula e mexilhão.
CNA 3, Lote 13, Praça do DI, Taguatinga Norte, 3563-1083. De segunda a quinta, das 11h30 à 0h. Sexta e sábado, das 11h30 à 1h. Domingo, das 11h30 às 17h.

Manatí
O Manati é conhecido por oferecer ótimos petiscos com camarão. Além dos frutos do mar, presentes também na parte principal do cardápio, frutas e elementos da culinária nordestina inspiram o menu.
Rua 37 Sul, Ed. Real Celebration, Loja 1, Águas Claras, 3546-0150. Todos os dias, das 11h30 à 0h.

Reprodução/Facebook

Potiguar Caldos
Apesar de o ponto forte serem os caldos, o menu à la carte também traz bons aperitivos com frutos do mar. E também pratos principais, como o camarão potiguar, empanados, crocantes, acompanhados de arroz, e o camarão ao molho branco, refogado com ervas (foto acima). O preço camarada é outro atrativo.
Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, Asa Sul e Sudoeste. Confira endereços e horários de funcionamento detalhados na página do Facebook.



 

COMENTE

frutos do marpeixe