metropoles.com

Lançada primeira milk beer brasileira, cerveja com lactose na receita

A Teta, da paulista Urbana, é uma Milk Brown Ale. Por conter ingrediente de origem animal, não pode ser chamada oficialmente de cerveja

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Urbana Teta Cerveja
1 de 1 Urbana Teta Cerveja - Foto: Divulgação

A cervejaria paulista Urbana é a primeira a lançar no Brasil uma milk beer, cerveja que, oficialmente, não é considerada como tal. Por conter na receita lactose — ingrediente de origem animal — a Teta, como foi batizado o rótulo, é classificada como bebida alcoólica mista.

André Cancegliero, sócio proprietário da Urbana, conta que a Teta demorou a ser lançada por causa das normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O órgão proíbe adição de qualquer ingrediente de origem animal em receitas de cerveja.

Notas de café e chocolate
A Teta é uma Milk Brown Ale e, além da lactose, é produzida com malte de cevada, lúpulo, flocos de milho. Tem 6,9% de teor alcoólico, amargor de 40 IBU e notas de café e chocolate.

A Urbana produziu, em princípio, 1,8 mil litros da Teta. A cerveja (ou bebida alcoólica mista, como queiram) está disponível em latas de 473 ml, por enquanto, só em pontos de venda na cidade de São Paulo. O preço médio é de R$ 30.

A Milk Brown Ale não é nenhuma novidade. Existe pelo menos desde o século 19. Em 1875, o estilo foi patenteado por John Henry Johnson, mas só em 1907,foi produzido comercialmente, pela primeira vez, pela Makenson’s Brewery.

Compartilhar notícia