*

A onda está boa para o cervejeiros caseiros – também conhecidos como homebrewers ou paneleiros. Além de projetos motivadores como o Pontapé, da Corina, os concursos têm sido um grande incentivo para eles. Duas dessas competições anunciaram seus resultados nos últimos dias.

No sábado (11/3), a Valkyrja ganhou o concurso promovido no X Bier Hub Festival, realizado naquele mesmo dia no Mané Garrincha. Escolhida por júri e público entre cinco concorrentes, a receita, uma Witbier, é dos irmãos Luís Henrique e Jorge Rafael Alves de Souza (foto no alto).

A Valkyrja terá 2 a 5 mil litros produzidos no primeiro lote e será entregue para todo o país, no mês de junho, para assinantes da Wbeer. Também fará parte do portfólio da Bier Hub. Um boa chance de ganhar espaço no mercado.

Desafio da Panela
Na segunda-feira (13/3), a Cervejaria Lund, de Ribeirão Preto, anunciou o vencedor de seu concurso Desafio da Panela, aberto exclusivamente a cervejeiros caseiros. A disputa teve uma edição voltada aos paneleiros brasilienses, somente com amostras de Russian Imperial Stout.

O primeiro lugar ficou com Renzo Viggiano, um servidor público que aprecia cervejas especiais há mais de 30 anos. Somente nos últimos dois anos, Viggiano começou a fabricar cervejas com amigos e, pelo visto, acertou na mão.

Considero-me um apreciador da boa gastronomia e um estudioso dedicado à cerveja artesanal. Leio títulos importados e participo de cursos locais para a fabricação de cervejas de panela"
Renzo Viggiano, servidor público e cervejeiro

A criação de Renzo Viggiano e suas concorrentes foram analisadas na sede da cervejaria, em Ribeirão Preto, por um grupo de 10 jurados. Também vai ser lá a brassagem da receita campeã, com a presença do autor e do mestre cervejeiro da Lund, Evandro Zanini.

Serão produzidos mil litros, engarrafados e disponibilizados exclusivamente em pontos de vendas de Brasília e no Bar da Lund, em Ribeirão Preto, no início de maio.



 

COMENTE

cervejas artesanaiscervejasValkyrja