*

É ideia corrente: quem gosta realmente de cerveja não perde tempo bebendo ela sem álcool. Pois o pessoal do Somos Todos Cervejeiros, canal que dissemina informações e curiosidades sobre a bebida, sai em defesa da “loura sóbria”. Eles apontam, inclusive, que ela pode substituir o refrigerante, durante a refeição, por quem quiser evitar a ingestão de açúcar e calorias. Destacam seus benefícios funcionais e aconselham o consumo inclusive na gravidez. Entenda por quê:

Fator antioxidante
O lúpulo contido na cerveja é uma planta com altos índices de flavonoides – compostos naturais com grande fator antioxidante. Por isso, neutraliza os radicais livres produzidos pelas células do nosso corpo, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

Vitaminas do complexo B
A cerveja sem álcool também tem boas concentrações de vitaminas do complexo B, ligadas à geração de energia em nível da célula. Daí que garante ao consumidor maior vigor físico e funções neurológicas.

Ácido fólico
Também conhecido pelo nome de vitamina B9, esse ácido tem relação com a manutenção da saúde do sistema neurológico. É de grande importância durante a gestação — sua carência no primeiro trimestre da gravidez pode comprometer o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

Fator Isotônico
A cerveja sem álcool é composta em 90% por água, além de conter uma base de vitaminas e minerais, como o sódio (que perdemos abundantemente a partir da sudorese). Portanto, pode ser utilizada como repositor hidro (água) eletrolítico (minerais) tanto para dias quentes como também aliada à atividade física. Por ser produzida com ingredientes naturais, é boa opção para ser consumida após a atividade física.

Uso na dieta mediterrânea
A dieta mediterrânea se baseia no consumo de frutas, legumes, batatas, feijão, castanhas, sementes, pão e outros cereais. Os defensores da cerveja sem álcool relacionam isso ao consumo maior dessa bebida na Espanha — uma das cozinhas mediterrâneas mais tradicionais do mundo. Ali, 15% de toda cerveja vendida é sem álcool (no Brasil, cerca de 0,8%).



 

COMENTE

cervejascerveja sem álcoolsomos todos cervejeiros