*

Bebida alcoólica mais consumida no Brasil, a cerveja ainda conseguiu um up-grade no gosto do público com a entrada no mercado das chamadas cervejas especiais ou artesanais. São muitos os tipos. Com isso, mesmo quem está acostumado à “loira estupidamente gelada” vira um marinheiro de primeira viagem quando se depara com tantos rótulos.

Para esses, Guilherme De Rosso, sommelier de cervejas e chef de cozinha do restaurante curitibano Simples Assim, lista sete dicas que podem fazer com que o consumo da bebida seja uma experiência ainda mais agradável

1 ) Escolha um estilo
Opte por um estilo que agrade ao seu paladar. O rótulo dá dicas importantes sobre a bebida. “Antes de tudo, é legal a pessoa decidir que tipo de cerveja pretende tomar. Hoje existem estilos variados que agradam a todos os gostos”.

2 ) A temperatura ideal
Cada cerveja tem uma temperatura e ela varia de estilo para estilo. Uma stout, por exemplo, pede uma temperatura média de 12°C, já uma pilsen varia entre 4°C e 6°C. “Esse cuidado faz com que os aromas essenciais da bebida sejam valorizados, e a pessoa consegue sentir tudo que ela tem a oferecer”.

3 ) Escolha do copo
O copo também é algo muito importante na hora de tomar aquela “gelada”. Isso vai desde o design até a limpeza do objeto. O design do copo ajuda na melhor formação da espuma e na captação dos aromas, dependendo da cerveja que será servida. Saiba quais são os copos indicados para cada tipo de cerveja.

4 ) Paladar limpo
Consumir chicletes, cigarros e café antes de tomar a cerveja podem afetar e muito o paladar, trazendo a quem bebe aromas alterados. “É bom evitar o uso desses elementos, eles podem alterar consideravelmente o sabor da cerveja”.

5 ) Atenção para o armazenamento
Quando a garrafa for de tampa metálica, a bebida deve ser armazenada de pé, não muito alta e longe da luz solar. E quando colocá-la para refrigeração o ideal é só retirá-la quando for consumir.

6 ) Como degustar
No momento da degustação, comece pelo visual da cerveja, sua cor, e a formação da espuma, para depois sentir seus aromas e por último o paladar.

7 ) Misture, mas tome precauções
Se você pretende beber mais de um rótulo no dia, é importante ter sempre uma garrafa de água e um pãozinho por perto, para intercalar e evitar que você fique “de porre”.

8 ) Harmonizações
Tente harmonizar a bebida com pratos da sua preferência, faça testes, veja dicas na internet. “Para quem gosta de cozinhar e beber cerveja a harmonização com comidas é brincadeira muito legal de experimentar”, explica.





 

COMENTE

cervejascervejas artesanaiscorina cervejas artesanaisdegustaçãosommelier de cerveja