metropoles.com

Prova de triatlo com 2 mil atletas movimenta capital no fim de semana

O Challenge Cerrado, que teve como cenário pela primeira vez o Lago Paranoá e as ruas de Brasília, reuniu atletas amadores e profissionais

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Prova Brasília
1 de 1 Prova Brasília - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Durante dois dias, atletas de todo o Brasil se reuniram na capital do país para uma prova de superação. O Challenge Cerrado, que teve como cenário pela primeira vez o Lago Paranoá e as ruas de Brasília, concentrou amadores e profissionais na prova principal, que reúne 1,9 quilômetro de natação, 90 de ciclismo e 21 de corrida — é a metade do percurso total de uma prova de triatlo Ironman. O teste de força, resistência e perseverança começou às 6h10 deste domingo (23/4) com mais de 2 mil participantes.

Com mudanças no trânsito, as ruas da capital foram tomadas pelos atletas. O brasiliense Paulo Maciel Júnior foi o grande vencedor da prova. Ele finalizou o percurso em 3h53min02s. Nas mulheres, a também brasiliense Mariana Ohata ficou em terceiro lugar entre as atletas da categoria de elite, com o tempo de 4h47min31s. Apesar da boa classificação, Mariana havia se inscrito no pelotão geral. Ela estava afastada das provas há seis anos, depois de ter sido flagrada no exame antidoping em Iowa, nos Estados Unidos.

Divulgação

Eu vim com outro foco. Estou me preparando para conquistar uma prova full. Bateu um arrependimento de não ter feito a inscrição como elite. Mas, na próxima vez, eu me inscrevo no profissional. Essa prova serviu de preparação para pegar o ritmo das competições

Mariana Ohata, atleta brasiliense que ficou em terceiro lugar entre as mulheres

A prova teve duração de sete horas e, a todo o momento, os atletas cruzavam a faixa de chegada. Muitos deles, acompanhados da família.

0

Superação
A programação começou no sábado (22), com a prova “sprint”, com percurso de 750m de natação, 20km de bicicleta e 5km de corrida. Nesta prova, quem participou foi Samuel Bortolin, 28 anos.

O Metrópoles contou a história do atleta, que tem paralisia cerebral e decidiu que seria um triatleta em setembro do ano passado. Samuel cruzou a linha de chegada com 3h29min de prova.

No mesmo dia, também teve corrida para crianças, para mulheres e para o público em geral, que escolheu percurso de até 10 quilômetros.

 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?

Notificações