*
 

A nadadora paralímpica brasileira Raquel Viel ficou nesta quarta-feira (14/9) em quarto lugar na prova do estilo costas na categoria S12, para deficientes visuais, com tempo de 1m15s24. O resultado foi melhor que o alcançado pela nadadora em Londres, em 2012. “Em Londres eu nadei com 1m21s e agora com 1m15s. O trabalho nestes últimos quatro anos deu bastante resultado”, comemorou.

A medalha de ouro na prova ficou com a britânica Hannah Russel; a prata com a ucraniana Yaryna  Matlo; e o bronze com a espanhola Maria Delgado Nadal.

Depois da prova, Raquel fez questão de agradecer a torcida dos moradores da cidade de Vinhedo, em São Paulo, onde nasceu, e às técnicas Vera e Stela com as quais começou a nadar. “Nas competições paralímpicas eu comecei em 2008, já adulta. Pela idade, acho que evoluí bastante por ter começado a treinar adulta.”

Raquel Viel nasceu deficiente visual e aos 10 anos começou a nadar, mas só passou a treinar profissionalmente em 2008. Em 2015, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, ela conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Agora, a paratleta pretende descansar um pouco e vai avaliar se mantém o treinamento por mais quatro anos para disputar a Paralimpíada de Tóquio, em 2020.

Na prova anterior a de Raquel, o nadador brasileiro Thomaz Matera ficou em sétimo lugar na final dos 100 metros costas, também na categoria S12.

 

 

COMENTE

nataçãoRio 2016paralimpíada
comunicar erro à redação