metropoles.com

Casa Britânica é inaugurada no Rio com debate sobre educação inclusiva

Residência oficial do Reino Unido nas Paralímpiadas 2016 festejará as performances dos atletas britânicos e contará com palestras, seminários e eventos culturais abertos ao público

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 - Foto: Divulgação

A Casa Britânica — residência oficial do Reino Unido nas Paralímpiadas 2016 — foi inaugurada ao público nessa segunda-feira (5/9), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A abertura foi marcada por um debate sobre os desafios da educação inclusiva no Brasil e no Reino Unido.

A iniciativa, que festejará as performances dos atletas britânicos e contará com palestras, seminários e eventos culturais, teve em sua estreia convidados como a cantora brasileira Olívia Byington, também autora do livro “O que é que ele tem” (sobre o filho João, que tem Síndrome de Apert), Rodrigo Mendes, CEO do Instituto Rodrigo Mendes, e Paul Lynch, professor associado em Educação Inclusiva da Universidade de Birmingham.

“Fico muito feliz que a Paralimpíada esteja abrindo espaço para discussões como essa. Afinal, nada melhor para a sociedade do que a convivência com a deficiência; e nada melhor para a pessoa com deficiência que o convívio em sociedade”, disse Olívia Byington.

A escolha do tema se deu pela sua importância, especialmente este ano, quando a Lei Brasileira de Inclusão passou a vigorar no Brasil. De acordo com o Censo 2010 (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Desses, 61% com 15 anos ou mais não têm instrução ou possuem apenas o fundamental incompleto.

No Reino Unido, a diversidade de gênero, raça, habilidade e deficiências é uma das características do sistema educacional. É prioridade para o governo britânico promover o princípio “Não deixe ninguém para trás” (Leave No-One Behind), ideia de que todas as mulheres e homens, em todos os estágios de suas vidas, tenham oportunidades iguais.

“É preciso criatividade e inovação para expandir o acesso de pessoas com deficiência ao sistema educacional. Sem diversidade a educação é incompleta, pois não chega a todos aqueles que precisam dela”, discursou o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, que tem um filho com deficiência.

Para participar das ações promovidas pela Casa Britânica, basta conferir a programação no site e se inscrever gratuitamente na entrada do evento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?