metropoles.com

Alemanha puxa fila de classificados para a Olimpíada

O grande destaque do dia, entretanto, foi a apresentação do ucraniano Oleg Verniaiev, que somou 92,107 pontos no individual geral

atualizado

Compartilhar notícia

theliukin.wordpress.com/Reprodução
Oleg Verniaiev, atleta
1 de 1 Oleg Verniaiev, atleta - Foto: theliukin.wordpress.com/Reprodução

Alemanha, Ucrânia, França e Holanda chegaram ao Rio como favoritas a ficaram com as quatro vagas por equipes restantes na ginástica artística masculina nos Jogos Olímpicos do Rio e não decepcionaram neste sábado. Terminaram nos quatro primeiros lugares do Pré-Olímpico, que vale como evento-teste da Arena Rio, também conhecida como HSBC Arena, e garantiram a participação de cinco ginastas cada na Olimpíada. Ao fim da fase de classificação, Arthur Zanetti se classificou à final das argolas, que será na segunda-feira.

A Alemanha fez no Pré-Olímpico tudo que ficou devendo no Mundial Favorita, fez 350,609 pontos, resultado que teria valido o quinto lugar em Glasgow (Escócia), à frente inclusive de Estados Unidos (350,3) e Brasil (349,0). Naquela competição, entretanto, os alemães terminaram só no nono lugar, com 345,7 pontos. No evento-teste, foi seguida de perto pela Ucrânia (350,160). A Holanda ficou em terceiro (347,252) e a França em quarto (346,583).

O grande destaque do dia, entretanto, foi a apresentação irrepreensível do ucraniano Oleg Verniaiev (foto no alto), que somou 92,107 pontos no individual geral, resultado que permitiria a ele brigar com o antes aparentemente imbatível japonês Kohel Uchimura pelo ouro olímpico no individual geral.

Verniaiev foi quarto colocado no Mundial do ano passado, em Glasgow (Escócia), e não estava classificado para a Olimpíada apesar de ter feito outras três finais de aparelhos naquela competição, ganhando a prata nas barras paralelas.

Já a Alemanha, ao garantir a participação com equipe completa no Rio-2016, permite a nomes como Andras Toba e Andreas Bretschneider estarem na Olimpíada. Toba também é concorrente do brasileiro Sergio Sasaki no individual geral e somou 88,098 pontos neste sábado. O colombiano Jossimar Calvo foi o segundo melhor do dia, com 88,750, e também se classificou à Olimpíada.

Por outro lado, a Romênia não conseguiu a vaga olímpica e terá direito a só um representante no Rio-2016. Deverá optar por Marian Dragulescu, prata no salto no Mundial do ano passado.

Brasileiros
Após a apresentação de todos os competidores, Arthur Zanetti pôde comemorar a classificação para a final das argolas no evento-teste. Ele se apresentou na segunda das três sessões do dia e, em sua primeira competição no ano, recebeu nota 15,800 com a nova série.

Só ficou atrás de Petrounias Eleftherios, que tirou 15,900. O grego é atual campeão mundial e, na quinta-feira, será o responsável por abrir o revezamento da tocha olímpica, em Olímpia, na Grécia – passará o fogo olímpico ao brasileiro Giovane Gavio.

Zanetti comemorou o bom resultado no dia em que fez 26 anos. “Não vou dizer que a nota foi um presente de aniversário porque eu fiz por merecer essa nota, mas gostei da minha. Cravei a saída, a argola não balançou, como às vezes aconteceu nos treinos, e estava com a cabeça nos elementos”, comentou.

Em terceiro nas eliminatórias ficou o francês Samir Ait Said (15,600), quarto no Mundial do ano passado, que, com a classificação por equipes da França, garantiu lugar na Olimpíada Os chineses Hao You e Yang Liu, também rivais de Zanetti por uma medalha olímpica, não vieram ao evento-teste.

Já Sérgio Sasaki, em sua primeira competição completa após 16 meses afastado por lesão, não foi bem. Ele havia dito que não tinha a expectativa de repetir seus melhores resultados (na casa de 89 pontos), mas que esperava algo em torno de 86. Com falhas nas barras paralelas e na barra fixa, somou apenas 84,631 pontos

O melhor desempenho foi no cavalo com alças, aparelho que lhe rendeu 14,566 pontos – ficou em 14.º, fora da final. Ele ainda somou 14,866 no salto, 14,400 no solo e 14,400 nas argolas, além de 13,366 nas paralelas e 13,133 na barra fixa. Terminou apenas na 28.ª colocação no individual geral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?