metropoles.com

Lyoto “Dragão” Machida estará no DF para curso de defesa pessoal

Lutador visitará Brasília no próximo fim de semana para dar aulas de artes marciais. Ao Metrópoles, ele descartou a aposentadoria, falou sobre a nova rotina e comentou o doping de Anderson Silva

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Instagram Lyoto Machida
11311359_1447655692207390_2002727929_n
1 de 1 11311359_1447655692207390_2002727929_n - Foto: Reprodução/ Instagram Lyoto Machida

Um dos principais lutadores de artes marciais mistas (MMA) do planeta, o ex-campeão da categoria meio pesado Lyoto Machida estará em Brasília no próximo sábado (31/10) para ministrar um curso de defesa pessoal para fãs da modalidade.

Ao Metrópoles, o lutador disse estar em uma nova fase da carreira desde que, em junho, foi derrotado pelo cubano Yoel Romero, no UFC Fight Night, nos Estados Unidos. Nos últimos meses, o paraense de 37 anos tem se dedicado à agenda longe do octógono.

“Tem sido um momento de recomeço. Sempre ministrei esses cursos em meu tempo livre. Agora que estou com um tempo maior para relaxar, decidi dar seguimento a eles, com mais calma”, explicou o lutador, hoje na categoria peso médio.

Agenda cheia
A agenda está concentrada nos cursos de defesa pessoal ligados às artes marciais. Antes de vir a Brasília, ele esteve em Joinville (SC), Curitiba, Natal e Salvador. Depois da visita ao DF, vai ministrar aulas nas Filipinas e na Malásia.

“É um seminário prático, que envolve qualquer tipo de arte marcial, mais voltado para o MMA. Não há limitação. Trata-se de um estilo simples e eficiente. Quero mostrar técnicas antigas do caratê no curso. Para quem é do caratê, é um resgate das origens.”

Nada de aposentadoria
Em um primeiro momento, muitos fãs chegaram a cogitar a aposentadoria de Machida, mas o atleta nega que pense em abandonar o octógono. “Isso está fora de cogitação. Devo fazer uma luta no começo do ano que vem, possivelmente no fim de fevereiro, mas não tenho um adversário definido ainda. Vai ser um recomeço.”

Lyoto Machida também comentou a atual situação do esporte no país após a perda da hegemonia brasileira no UFC. “Nosso momento no esporte caiu. Até por conta do que aconteceu recentemente (citando os casos de doping). Hoje, temos três brasileiros com o cinturão, mas há uma desconfiança. No entanto, é uma coisa passageira”, acredita.

Hoje, apenas três brasileiros detêm o cinturão nas nove categorias: Fabrício Werdum, no peso-pesado; Rafael dos Anjos, no peso-leve; e José Aldo, no peso pena. Este último defenderá o título contra o irlandês Conor McGregor, que está com o cinturão interinamente devido as constantes lesões do brasileiro.

Doping de Spider
Ainda que de maneira reticente, o Dragão, como é apelidado no mundo do UFC, falou sobre a situação de Anderson Silva, recentemente pego no antidoping após ter se recuperado da fratura na perna, e Machida fez questão de defender o colega.

“As pessoas julgam muito o Anderson (Silva). É difícil julgar sem saber o que de fato acontece. Ele é uma pessoa que sempre representou o Brasil, e agora passa por isso. Todo mundo é sujeito a erros. Ninguém sabe se realmente houve um erro. Ele sempre foi testado. É uma situação chata, e ele acaba sofrendo com essa discriminação.”

Serviço
Curso de Instruções Técnicas com Lyoto Machida
31 de outubro (sábado)
Manhã: 10h às 12h
Técnicas de chute, defesa e quedas
Tarde: 15h às 17h
Combinações gerais, com socos, chutes, joelhadas e cotoveladas
Valores: R$ 180 por um período, ou R$ 250 para as duas aulas
Local: Academia Unique (SIG Quadra 08, Lote 2.045)
Inscrições no local do evento (pagamento à vista), ou pela internet

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?