*
 

A terça-feira (20/9) foi dia da 55ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur). O evento, sediado pela Fecomércio, contou com a presença do secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena. Na ocasião, ele destacou o resultado de uma pesquisa realizada com 1.970 pessoas durante as partidas das Olimpíadas no DF. Como o Metrópoles havia antecipado, o levantamento mostra que poucos turistas visitaram a capital por conta do evento esportivo e que houve modesta presença de estrangeiros.

Segundo os números, apenas 29% dos entrevistados vieram para Brasília motivados pelos jogos. Entre os turistas ouvidos, 19% eram estrangeiros e 81% brasileiros. Quase 90% dos visitantes afirmaram que pretendem retornar a Brasília, sendo que 5% sinalizaram que talvez voltariam e apenas 6% não pretendem regressar.

No entanto, enquanto libera dados comemorando a vontade dos turistas entrevistados em retornar ao DF, o governo local não divulgou ainda o número absoluto de pessoas que estiveram em Brasília durante os dias dos jogos, muito menos quanto esses turistas gastaram por aqui. Outro número ainda desconhecido da população é o valor que saiu dos cofres do GDF para sediar as Olimpíadas. Desde o dia 11 de agosto, o Metrópoles solicitou os valores oficiais, no entanto, até agora não teve o pedido atendido.

Em 30 de agosto, a secretária de Esporte, Leila Barros, informou que o GDF iria esperar o fim do revezamento da Tocha Paralímpica para divulgar os valores gastos e quanto a economia movimentou com as partidas de futebol e a chegada de turistas. No entanto, 19 dias se passaram e nada. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, divulgou os dados um dia após o fim dos jogos.

Os números já entraram na mira do Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPCDF) e da Câmara Legislativa (CLDF). Só com a Tocha Olímpica e os jogos de futebol, o Governo do DF desembolsou mais de R$ 30 milhões, como mostrou o site. No entanto, não se sabe quanto foi gasto na passagem da Tocha Paralímpica, nem com o que e como tanto dinheiro foi torrado.

 

 

COMENTE

tocha olímpicaOlimpíadas no DF
comunicar erro à redação