metropoles.com

Neymar, Barcelona e Santos serão julgados por fraude e corrupção

Para completar, o magistrado determinou, em seu despacho, o pagamento de uma fiança de 3,4 milhões de euros (cerca de R$ 11,6 milhões)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook/FC Barcelona
neymar barcelona juventus
1 de 1 neymar barcelona juventus - Foto: Reprodução/Facebook/FC Barcelona

O juiz da Audiência Nacional Espanhola, José de la Mata, anunciou nesta quinta-feira (4/5) que o craque Neymar, seus pais, o presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu e seu antecessor no cargo, Sandro Rosell, serão julgados sob acusação de corrupção e fraude na milionária transferência do craque para o clube espanhol. O Barça e o Santos, além de outras duas pessoas envolvidas, também são alvo da ação sobre a saída do atacante do Peixe para o time catalão, em 2013.

Para completar, o magistrado determinou, em seu despacho, o pagamento de uma fiança de pouco mais de 3,4 milhões de euros (cerca de R$ 11,6 milhões) a ser quitada em conjunto por Rosell, Bartomeu, pelo ex-presidente do Santos Odílio Rodríguez, além do próprio clube brasileiro e o Barcelona.

Em comunicado divulgado nesta quinta, a Audiência Nacional Espanhola informou que José de la Mata fixou a indenização apoiado na acusação do Ministério Público do país, segundo o qual o fundo DIS recebeu 40% do 17,1 milhões de euros anunciados inicialmente como preço da transferência. Ou seja, 6,8 milhões de euros.

Os 40%, no caso, eram referentes à porcentagem que o grupo DIS tinha a receber quando detinha esta fatia dos direitos econômicos do jogador. O grupo, porém, alegou que os valores da negociação foram bem maiores do que os anunciados oficialmente e acionou a Justiça para receber as cifras que diz ainda serem devidas ao fundo de investimentos.

Para determinar esta fiança, cujo valor exato foi de 3.429 768 de euros, o juiz do caso considerou que o montante da transferência de Neymar do Santos ao Barcelona subiu para 25.171 000 de euros. E José de la Mata concluiu, portanto, que o grupo DIS tem a receber um valor total de 10.068.400 euros pelos 40% que detinha sobre os direitos econômicos do atleta.

O despacho desta quinta-feira também informou que todos os processados serão notificados por escrito e, partir do recebimento deste aviso judicial, terão 10 dias para formular as suas respectivas defesas.

A enorme polêmica que envolve a contratação de Neymar pelo Barça começou quando a Justiça espanhola descobriu que a transferência do jogador envolveu uma cifra de ao menos 83,3 milhões de euros.

Inicialmente, o clube catalão anunciou que a transação foi de 57,1 milhões de euros, sendo 40 milhões para a família do craque e 17,1 milhões para o Santos. E o grupo DIS acredita que o pai do atleta, Neymar da Silva Santos, ocultou, em conjunto com o Barcelona, valores do real montante da negociação.

O Barça acabou admitindo publicamente que omitiu valores da transação e o caso provocou a renúncia de Rosell da presidência do clube, que seria assumida em seguida por Bartomeu. As audiências nas quais os acusados serão ouvidos sob acusação de corrupção e fraude ainda não foram marcadas, o que deverá ocorrer em breve.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?