metropoles.com

CR7, Messi e Buffon disputam prêmio de melhor da temporada da Uefa

O craque português fez 42 gols em 46 jogos. Já o argentino, balançou as redes 54 vezes em 52 partidas. Os astros são os favoritos ao troféu

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/YouTube
lionel messi cristiano ronaldo barcelona real madrid
1 de 1 lionel messi cristiano ronaldo barcelona real madrid - Foto: Reprodução/YouTube

A Uefa anunciou nesta terça-feira (15/8) que o goleiro italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, e os atacantes Lionel Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, são os três finalistas do prêmio Melhor Jogador da Europa da última temporada, distribuído pela entidade continental.

A partir de 2012, quando a premiação foi remodelada, Cristiano Ronaldo levou o prêmio de melhor jogador do futebol europeu duas vezes, nas temporadas 2013/2014 e 2015/2016, mesmo número de conquistas de Messi nesse período. Assim, o português e o argentino podem desempatar a disputa.

Na temporada, Ronaldo marcou 42 gols em 46 jogos e acumulou média de 0,91 por partida. Messi, por sua vez, balançou a rede mais vezes que o rival: 54 em 52 jogos. O argentino somou média de 1,03 gol por partida.

Porém, o português liderou o Real Madrid na conquista da Liga dos Campeões e se tornou o artilheiro da competição, com 12 gols, um a mais que o rival do Barcelona, que caiu nas quartas de final diante da Juventus. O time italiano, por sua vez, avançou até a decisão com seu sistema defensivo liderado por Buffon. Até a final, quando sofreu quatro gols, o goleiro havia sido vazado três vezes na competição.

Na temporada, Buffon sofreu 32 gols em 43 partidas — média de 0,74.

A relação dos finalistas ocorreu pela votação de um júri formado pelos 80 técnicos das equipes que participaram da fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa na última temporada, além de 55 jornalistas, sendo um de cada país-membro da Uefa.

Além de apontar os finalistas, a Uefa também revelou os outros jogadores que ficaram entre os 10 primeiros colocados, nenhum deles brasileiro.

O croata Luka Modric foi o quarto colocado, seguido pelo alemão Toni Kross, seu companheiro de equipe no Real Madrid. E a relação é completa pelo argentino Paulo Dybala, da Juventus, o espanhol Sergio Ramos, do clube merengue, o francês Kylian Mbappé, do Mônaco, o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e o sueco Zlatan Ibrahimovic, do Manchester United.

A entrega do prêmio ao vencedor ocorrerá na próxima semana, em 24 de agosto, quando serão sorteados os grupos da próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, em evento marcado para Mônaco. A premiação da Uefa também vai agraciar os melhores goleiro, defensor, meio-campista e atacante da última Liga dos Campeões.

No dia seguinte, quando serão sorteados os grupos da Liga Europa, a Uefa premiará o melhor jogador da última edição do torneio. Os três finalistas são do Manchester United, que faturou o título da competição: Zlatan Ibrahimovic, o armênio Henrikh Mkhitaryan e o francês Paul Pogba.

Compartilhar notícia