*
 

O céu de Brasília está tomado por asas-deltas neste mês. A capital do país recebe, até o próximo dia 19, o Campeonato Mundial de Asa-Delta, promovido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI). Participam do torneio 142 pilotos de 29 países. Até o fim da competição será possível ver todos os dias, entre 15h e 17h, os adeptos do voo livre sobrevoarem os monumentos da cidade e aterrissarem em plena Esplanada dos Ministérios.

Os voos partem do Vale do Paranã, em Formosa (GO), entre 12h e 13h. A rampa de decolagem está a cerca de 1.000m de altitude, favorecendo os saltos no clima seco e constante, característicos da região. Essa combinação permite, inclusive, voos de cinco horas de duração e percursos de até 170km com destino a Brasília.

O fato de ser um local com as características ideais para a prática faz com que a capital seja mundialmente chamada, pelos adeptos, de “Havaí do Voo Livre”. Na etapa brasiliense, os pilotos vão fazer trajetos de 90km a 150km.

Atletas de ponta participam da competição no cerrado. O favorito para levar a etapa é o italiano Christian Ciech, vencedor do Valle de Bravo, no México, em 2015. Correm por fora o australiano Jonny Durand, número 1 do mundo e vencedor do Pré-Mundial em 2016, e o brasileiro André Wolf.

Confira o trajeto dos competidores e fotos dos planadores:

Divulgação

Espetáculo no céu brasiliense:
O Campeonato Mundial de Asa-Delta começou no dia 6 e vai até 19/8.
Saída: Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO), das 12h às 13h
Chegada: Esplanada dos Ministérios, entre 15h e 17h

 

 

 

COMENTE

mundialesplanada dos ministériosVoo Livreasa delta
comunicar erro à redação