metropoles.com

Brasília não terá representante na liga de basquete (NBB) em 2017

Time disputava a principal competição do basquete brasileiro desde 2004. Falta de patrocinadores tirou a equipe do campeonato

atualizado

Compartilhar notícia

Brito Júnior/UniCEUB
21-02-2015  – 22ª rodada NBB 8  – UNICEUB/CARTÃO BRB X Liga Sorocabana – FOTO: Brito Júnior/UniCEUB
1 de 1 21-02-2015 – 22ª rodada NBB 8 – UNICEUB/CARTÃO BRB X Liga Sorocabana – FOTO: Brito Júnior/UniCEUB - Foto: Brito Júnior/UniCEUB

O Distrito Federal não terá um representante na elite do basquete nacional na temporada 2017/2018, que começa em outubro. Dono da franquia Brasília, o Instituto Viver Esporte (IVE) não apresentou as garantias financeiras para a participação, mesmo após vários adiamentos e prazos estendidos dados pela Liga Nacional de Basquete.

A confirmação foi dada ao Metrópoles pelo IVE (veja abaixo). Em nota, o instituto culpou a crise econômica e a falta de incentivo ao esporte pela ausência de verba para o campeonato.

A franquia precisava apresentar garantias financeiras na ordem de R$ 1,5 milhão e tentou viabilizar esse valor por meio de patrocínio com o Banco Regional de Brasília (BRB), mas não conseguiu. Anteriormente, a Terracap anunciou que deixaria de apoiar com o valor de R$ 1,4 milhão por temporada.

O Brasília fazia parte do campeonato nacional desde 2004 — é a segunda maior atuação consecutiva, perdendo apenas para o Minas, que disputa o torneio desde 2002. Durante esse período, foi considerado um dos melhores clubes do país e levantou o troféu de campeão quatro vezes.

“O problema da dívida [com atletas e comissão técnica] era muito sério. O sentimento que fica é de tristeza. Depois de tantas conquistas e lutas isso acabar assim. É tentar recomeçar, cair para a 2ª Divisão [Liga Ouro] e iniciar o projeto para a temporada 2018/2019”, lamentou José Carlos Vidal, ex-técnico do time e diretor-técnico da franquia.

Apesar da desistência, o time ainda tem contrato com quatro atletas: Deryk Ramos, Jefferson Campos, Lucas Mariano e João Phyllipe. Todos foram liberados para procurar novas equipes. Antes deles, Guilherme Giovannoni e Fúlvio haviam anunciado a saída e o acerto com o Vasco da Gama.

 

Compartilhar notícia