metropoles.com

Coma (e beba) com os olhos: cinco programas imperdíveis na Netflix para quem adora comida e vinho

A ótima série de quatro episódios “Cooked” é uma das mais recentes novidades sobre o assunto disponíveis no serviço de streaming

atualizado

Compartilhar notícia

David Gelb/Divulgação
chefs table netflix david gelb
1 de 1 chefs table netflix david gelb - Foto: David Gelb/Divulgação

Duas séries produzidas pela Netflix, “Chef’s Table” e a mais recente “Cooked”, chamam a atenção pelo apuro visual, algo imprescindível quando se trata de comida. Mas merecem ser vistas também pela delicadeza e riqueza com que tratam do assunto. Elas são carros-chefes de uma categoria pouco visível no serviço de streaming, e ainda reduzida em opções. Mas quem não só gosta de comer e beber como tem curiosidade sobre o assunto já encontra ali algumas programas imperdíveis. Eis cinco delas:

Cooked
Você não vai aprender nenhuma receita nesta instigante série de quatro episódios. A preocupação aqui é investigar os procedimentos que permitem a transformação dos ingredientes por meio do fogo, da terra, do ar e da água — cada um dos episódios é dedicado a um desses elementos. É adaptada do livro “Cozinhar — Uma História Natural da Transformação” (Intrínseca, 448 págs, R$ 49,90), de Michael Pollan. O próprio autor apresenta a série. Não se admire se, ao fim, você tiver mudado sua percepção sobre o que come e o que prepara em sua cozinha.

Chef’s Table
Disponível na Netflix desde abril do ano passado, esta série eleva a gastronomia ao estado de arte. Chega a ser emocionante acompanhar o meticuloso trabalho de seis dos mais conceituados chefs do mundo — Massimo Bottura (Itália), Dan Barber (Estados Unidos), Francis Mallmann (Argentina), Niki Nakayama (Estados Unidos), Ben Shewry (Austrália) e Magnus Nilsson (Suécia). O criador é David Gelb, o mesmo de “Jiro Dreams of Sushi”, outro doc gastronômico disponível na Netflix. Fala-se de uma segunda temporada, mas não há nenhum anúncio oficial sobre o assunto.

The Mind of a Chef
Com produção executiva de Anthony Bourdain, esta série está no ar desde novembro de 2012 e combina culinária, viagem e cultura. Já são quatro temporadas de 16 episódios. Cada uma é conduzida por chefs que viajam descobrindo peculiaridades da cozinha e da cultura de diferentes lugares. David Chang apresentou a primeira; Sean Brock e April Bloomfield, a segunda; Edward Lee e Magnus Nilsson (vídeo acima), a terceira. A quarta temporada foi produzida no ano passado, com os chefs Gabrielle Hamilton e David Kinch, mas até agora não está na Netflix.

Um ano em Champagne
As imagens iniciais, que mostram os campos de videiras do alto, durante um passeio de balão, são deslumbrantes. E assim é todo o documentário, produção de 2014, que mostra o cultivo de uvas e a produção de vinho na região francesa famosa pela qualidade de seu espumante. O diretor é David Kennard, que um ano antes havia lançado “Um ano na Borgonha” (disponível a Netflix com o título original de “A Year in Burgundy”, sobre outra não menos conhecida região produtora de vinho da França.

Somn
Outro documentário em torno do mundo do vinho, este dirigido por Jason Wise e lançado em 2013. Wise acompanha os desafios enfrentados por quatro sommeliers que se submetem a curso que pode levá-los a obter o título de mestre em vinhos o Court Master Sommelier — tão prestigioso quanto inacessível para pobres mortais. O filme tem um quê de reality show, mas com classe, alternando momentos de humor e lances dramáticos.27

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?