*
 

As redes sociais parecem aproximar as pessoas, mas a solidão e a incomunicabilidade estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Essa contradição é ponto de partida da peça “Tudo o que há Flora”, que a companhia carioca Nossa! Cia. de Atores estreia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) nesta quinta-feira (12/1).

O texto é de Luiza Prado, que, entre outros trabalhos na TV e no cinema, escreveu roteiros para a sitcom “Vai que Cola”, do Multishow, por duas temporadas. Que ninguém espere, porém, ver no palco o humor escrachado do programa.

“Procuramos uma linguagem que fosse ao mesmo tempo engraçada e que provocasse reflexão. Foi assim que chegamos ao ‘teatro do absurdo’, com seus jogos de palavras e humor non sense”, explica o ator Thiago Marinho, que contracena com Leila Savary, Lucas Drummond e Luca Ayres

Para chegar a isso a companhia chamou o diretor Daniel Herz. “Os temas abordados aqui me tocam muito, me movem quanto artista. Somado a isto, trata-se de um texto novo, desenvolvido na linguagem do teatro do absurdo, que adoro, e idealizado por três jovens atores talentosos”, diz Daniel.

Eu me vi neles (os atores) quando comecei, porque sempre digo aos jovens atores para que tenham projetos e não fiquem esperando até um diretor desejá-los. E eles fizeram exatamente isso, o mesmo que fiz quando tinha 18 anos"
Daniel Herz, diretor

O cenário é simples: três cadeiras e três buracos no chão, por onde os personagens entram e saem e que levam a um porão repleto de eletrodomésticos. Ali, uma mulher repete um ritual diário, até quando dois homens invadem seu apartamento. A iminente chegada do marido cria uma tensão e leva a um doloroso reencontro com o passado.

“Tudo o que Há Flora” chega a Brasília trazendo o aval de um monte de críticas positivas, além de prêmios e indicações — a exemplo do Prêmio Botequim Cultural (duas indicações) e Prêmio Cenym (a Nossa! Cia. de Atores saiu vencedora na categoria de melhor companhia teatral de 2016).

A obra, de texto da roteirista Luiza Prado, indicada à Melhor Autora, pelo Prêmio Botequim Cultural, rendeu à Nossa! Cia de Atores o Prêmio Cenym de Melhor Companhia Teatral de 2016, pela Academia de Artes no Teatro do Brasil:

Tudo o que Há Flora
De quinta (12/1) a 5/2 (domingo). Quinta a domingo, sempre às 20h. No Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, 3108-7600). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria do CCBB (quarta a segunda, das 9h às 21h). Não recomendado para menores de 12 anos.

 

 

COMENTE

CCBBtudo que há floranossa! cia de atores
comunicar erro à redação