metropoles.com

Crítica: “Duas Gotas de Lágrimas…” é comovente e impactante

Espetáculo de Sérgio Maggio encerra temporada no CCBB neste fim de semana e depois terá sessões em Ceilândia e Taguatinga

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
duas gotas de lágrimas no frasco de perfume
1 de 1 duas gotas de lágrimas no frasco de perfume - Foto: Divulgação

“Duas Gotas de Lágrimas no Frasco de Perfume” cumpre, desta quinta-feira (17/11) até domingo (20/11) — com sessão extra no sábado –, o último fim de semana de sua temporada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Depois, terá sessões nos teatros do Sesc de Taguatinga e Ceilândia (veja serviço).

Portanto, são muitas as chances para quem ainda não viu a peça escrita e dirigida por Sérgio Maggio, uma impactante reflexão sobre a história recente do país —  tão recente que “Duas Gotas…” não tem qualquer vestígio de, digamos assim, “trama de época”.

A forma como a encenação reforça o nó entre passado e presente é apenas um dos elementos que dão vigor ao espetáculo construído pelo autor/diretor e pelo elenco de quatro atrizes e um pianista, ator e dançarino. A narrativa nos remete o tempo todo ao Brasil presente, em que vozes se levantam para pedir uma intervenção militar.

Guerra invisível
Os nomes das personagens de Silvia Paes, Gabriela Correa, Tainá Baldez e Gelly Saigg quase não aparecem nos diálogos. Trechos das mesmas histórias são narradas ora por uma ora por outra e depois outra. Não importa. Elas, na verdade, representam histórias concêntricas de outras tantas pessoas.

Pessoas que viram maridos, mulheres, irmãos, tios, primos, amigos desaparecerem numa guerra invisível, passada nos porões da ditadura militar. Dessa forma, “Duas Gotas…” lança-se sobre o tema de nova perspetiva, a dos que não estavam no front, mas que acabaram feridos pelos estilhaços da violência.


O tempo e a memória
Os protagonistas aqui são o tempo e a memória, algozes e ao mesmo tempo tudo que resta a quem é obrigado a conviver com os fantasmas de mortos que não enterrou. É de forma delicada e comovida que o texto percorre o itinerário entre a dor íntima e o contexto histórico. O discurso político não encobre o drama humano — e esse é outro mérito da dramaturgia de Sérgio Maggio.

Autor e diretor de “Eros Impuro” e “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar — As Canções de Odair José”, Maggio evolui em seu ofício criativo com “Duas Gotas…”. A mão segura se reflete, por exemplo, na magnífica performance das atrizes, no efeito dramático do piano tocado o tempo todo em cena, no equilíbrio entre o drama inevitável e o riso necessário.

“Duas Gotas de Lágrimas no Frasco de Perfume” é teatro político, mas que não passa despercebido pelas miudezas do cotidiano: uma receita de bolo de cenoura, a música da novela (um dos momentos mais bonitos é quando Gabriela Correa canta “Just When I Needed You Most”, do Bread)… E é nesse contraponto que potencializa o efeito de seu discurso.

“Duas Gotas de Lágrimas no Frasco de Perfume”
Até 20/11 (domingo), às 19h — neste sábado (19/11) haverá sessão extra, às 16h. No Centro Cultural Banco do Brasil — Teatro 2 (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria do CCBB e no site Up Ingressos.
Dias 28/11 (segunda), às 20h, e 29/11 (terça), às 17h e às 20h. No Teatro Sesc Paulo Autran (CNB 12, Área Especial 2/3, Taguatinga Norte). A sessão das 17h do dia 29/11 será seguida de debate e com leitura de libras. Entrada franca.
Dia 1º/12 (quinta), às 17h e às 20h. No Teatro Sesc Newton Rossi (QNN 27, Área Especial, Lote B, Ceilândia Norte). A sessão das 17h será seguida de debate e com estenotipia para pessoas com deficiência auditiva. Entrada franca. 

Obs: A produção pede aos espectadores que doem um livro de literatura para bibliotecas locais. Nas sessões em Taguatinga e Ceilândia haverá container para coleta de lixo eletrônico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?