*
 

Numa passagem por Brasília, o ator francês Maurice Durozier presenteou as atrizes e bailarinas Eliana e Naira Carneiro com um texto teatral, “Kalo — Filhos do Vento”. Durozier é um dos mais antigos integrantes da companhia Theatre du Soleil. Eliana e Naira, além de mãe e filha, são diretoras de outra companhia, a brasiliense Os Buriti Teatro de Dança.

O “presente” agora será desembrulhado para o público na praça do Centro Cultural Banco do Brasil. A partir deste sábado (3/9) até 2 de outubro, Eliana e Naira encenam aos sábados e domingos o 11º espetáculo d’Os Buriti, justamente a montagem de “Kalo — Filhos de Vento”.

Nele, Durozier celebra em tom poético a riqueza cultural dos ciganos por meio da jornada de Suki, cigana contadora de histórias que quer salvar a memória de seu povo. Na missão, é acompanhada o tempo todo por Baxt, a sorte do povo cigano. Juntos, eles transitam no tempo e espaço entre o real e o imaginário.

Música e teatro de sombras
Para levar o texto ao palco, Eliana e Naira contam com a colaboração dos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil e André Togni — que compuseram e tocam a trilha sonora ao vivo — e de Soledad Garcia e Thiago Bresani, da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, que incorporaram à encenação o teatro de sombras.

Criada por Eliana em 1995, Os Buriti desde então montou 10 espetáculos, em que funde a dança e o teatro, com ênfase no gesto e no movimento. Também tem papel fundamental a música — tanto que os três músicos são integrantes fixos da companhia.

Além das apresentações, serão oferecidas ao público duas oficinas gratuitas, nos dias 24/9 e 25/9: O Corpo Expressivo, pela Cia Os Buriti, e Teatro de Sombras, pela Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas. A primeira, das 9h às 13h; a segunda, das 14h às 18h. Inscrições pelo e-mail : oficinaskalo@gmail.com.

“Kalo — Filhos do Vento”
De 2/9 (sábado) a 2/10 (domingo), às 19h. Na praça do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2). Sessões dos dias 17/9, 18/9 e 25/9 terão intérprete de Libras. Entrada franca — ingressos devem ser retirados duas horas antes do início do espetáculo. Classificação indicativa livre. 

 

 

 

 

COMENTE

Kalo -- Filhos do Ventoeliana carneironaira carneiroos buriti
comunicar erro à redação