metropoles.com

Senado aprova reforma do ISS: Netflix e Spotify serão tributados

A matéria trata dos impostos aos setores que ainda não eram tributados, como os serviços que vendem conteúdo por streaming

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet
1 de 1 Reprodução/Internet - Foto: Reprodução/Internet

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14/12) o projeto de reforma do Imposto sobre Serviços de qualquer natureza (ISS). A matéria trata dos impostos aos setores que ainda não eram tributados, como os serviços que vendem conteúdo por streaming, como Netflix e Spotify. Por isso, nos próximos meses as mensalidades desses serviços podem aumentar, já que a tributação foi definida em uma taxa mínima de 2%.

A versão aprovada é um substitutivo  da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 386/2012 – Complementar, do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Uma das principais mudanças aprovadas pela Câmara é a cobrança do tributo onde a operação ocorreu, em casos específicos como cartão de crédito ou débito e de factoring (aquisição de direitos de crédito) ou leasing (arrendamento mercantil). Isso significa que as operações podem ser tributadas pelo município em que são feitas ou segundo o domicílio do tomador da operação, e não no município sede da administradora do cartão ou da empresa financeira.

O relator da matéria, senador Cidinho Santos (PR-MT), destacou que o objetivo principal do projeto é combater “a chamada guerra fiscal do ISS”. Ele também informou que a adoção de alíquota inferior a 2% ou a concessão de benefícios fiscais indevidos constituirão, em tese, ato de improbidade administrativa.

O projeto começou a ser discutido na sessão de terça-feira (13), mas vários senadores pediram o adiamento da votação, para poderem analisar as últimas alterações no texto. Com a aprovação o texto segue agora para a sanção presidencial.

Com informações da Agência Senado.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações