metropoles.com

MinC suspende bolsas para estudar na Escola de Cinema de Cuba

A instituição é uma das mais importantes do mundo na área de audiovisual. Três anos de curso custam 15 mil euros

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Lusa
bandeira cuba
1 de 1 bandeira cuba - Foto: Agência Lusa

Os estudantes de cinema do Brasil sofreram uma baixa neste ano. O Ministério da Cultura (MinC) resolveu suspender as bolsas que cobriam até 75% das matrículas na Escola de Cinema e TV de Cuba (EICTV), reconhecida como uma das instituições de formação audiovisual mais importantes do mundo. A decisão foi confirmada na página oficial do EICTV no Facebook.

O curso tem duração de três anos e custa, ao todo, 15 mil euros. A parceria com o governo brasileiro permitia o pagamento parcial da anuidade no primeiro ano de estudos e quitar o restante no tempo restante. Além disso, a bolsa custeava hospedagem, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños (cidade em que se localiza a escola), assistência médica e material para produção de cinema e vídeo.

De acordo com o MinC, a parceria do governo com a EICTV não possui respaldo na legislação e, por isso, as bolsas foram canceladas. Em nota, o ministério diz que a lei atual “não admite parcerias com entidades estrangeiras, ainda que sem fins lucrativos, sem que tenham constituição jurídica em território brasileiro”, que é o caso da escola cubana.

De toda forma, o MinC disse que busca uma “alternativa jurídica que viabilize um novo modelo de parceria” para manter as bolsas dos alunos que já frequentam a escola e também para poder realizar mais seleções de bolsistas e repasses de recursos do governo.

Importância e tradição
A EICTV foi criada em 1956 por iniciativa da Fundação do Novo Cinema Latino-americano (FNCL). Entre os fundadores da escola estão o escritor colombiano Gabriel García Márquez, o poeta Fernando Birri e o cineasta cubano Juli García Espinosa.

Há diversos nomes do cinema brasileiro que passaram pela escola. O diretor e fotógrafo César Charlone, indicado ao Oscar pelo filme “Cidade de Deus” (2002), deu aula na EICTV. A roteirista Manuela Dias, da minissérie da TV Globo “Justiça” (2016), e o diretor Roberto Gervitz, responsável pelo filme “Feliz Ano Velho” (1987) e “Prova de Coragem” (2015), foram alunos na instituição.

Questionado sobre o assunto, o MinC afirmou que soltará uma nota oficial sobre o assunto nesta terça-feira (31/1).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?