metropoles.com

Nove filmes e livros brasileiros que falam sobre as dores da homofobia

Nesta quarta-feira (17/5), comemora-se o Dia Mundial contra a Homofobia. Aproveite para conhecer as obras que abordam o problema no país

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
praia do futuro
1 de 1 praia do futuro - Foto: Divulgação

Há exatos 27 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). Ser gay, lésbica, bi ou transexual deixou de ser encarado como doença.

O fato foi considerado uma vitória para a comunidade LGBT, que adotou a data como o Dia Mundial contra a Homofobia, comemorada em vários continentes. Porém, até hoje, o preconceito existe e vitima diversas pessoas no Brasil.

De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), instituição que levanta dados sobre crimes cometidos contra a população LGBT, foram mortos 343 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais somente em 2016 — o equivalente a uma vítima a cada 25 horas.

Apesar disso, artistas brasileiros – gays ou não – produziram obras de arte que levantam o problema e denunciam as dores da homofobia. Conheça, abaixo, cinco livros e quatro filmes do país que discutem a homossexualidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?