metropoles.com

Rico Dasalam quer incluir Brasil na rota do queer rap

Primeiro rapper a assumir o discurso gay no Brasil, o paulista planeja realizar evento com artistas nacionais e internacionais do gênero

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

Se nos Estados Unidos o “queer rap” (rap feito por gays) faz sucesso há tempos, no Brasil, o primeiro representante de destaque do movimento só apareceu no ano passado. Natural de Taboão da Serra (SP), Rico Dasalam chegou com tudo. Depois de lançar o EP de estreia “Modo Diverso”, ele fez (e continua fazendo) shows por todo o país, além de uma turnê no exterior.

De julho para cá, o rapper se apresentou em São Paulo, Caracas (Festival Fuerte Tiuna), Brasília (Latinidades) e Nova York (Afropunk Fest). Nos próximos dias, embarca para os festivais Shambala, no País de Gales, e Number6, na Inglaterra.

E Dalasam não para. Ele espera, em breve, fazer um evento de queer rap em terras tupiniquins. “Sempre dou um jeito de tornar as minhas vontades em realidade. Quero juntar uma galera que está fazendo um som massa, inclusive da gringa”, avisa.

Além desse projeto, o músico gravará o clipe da música “Riquíssima” (provavelmente, na Inglaterra) e fará o show “Fervo do Dalasam”, em São Paulo. “O ‘Fervo’ acontece em outubro e, se tudo der certo, vira um DVD, além de circular pelo país”, planeja.

Na passagem por Brasília, quando se apresentou na festa Latinidades, Rico Dalasam cantou “Não Posso Esperar”, “Deixa” e Aceite-C”, entre outras músicas do EP “Modo Diverso”, lançado no início deste ano.

Antenado com a produção de rap do DF, Dalasam elogiou artistas locais. “Taty (BellaDona), Gog e Lívia Cruz, só para citar alguns, são incríveis. Ainda tem a Flora Matos, que é minha amigona de coração. Aqui tem muita gente boa”, comenta.

Queer, em inglês, equivale a bicha, em português. O termo por muito tempo foi considerado ofensivo pelos homossexuais, mas acabou sendo incorporado à linguagem gay.

Foto: Divulgação

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?