*
 

O Racionais Mc’s levou um tempão para gravar o quarto disco de estúdio. Foram 12 anos entre “Nada Como Um Dia Após o Outro Dia” (2002) e “Cores e Valores” (2014). “Estávamos investindo em nossas carreiras pessoais e arrumando as coisas e contas dos Racionais”, explica o rapper Edi Rock (primeiro à esquerda na foto no alto)

Todos os integrantes do grupo — os outros são Mano Brown, Ice Blue e KL Kay — têm em parealelo carreiras independentes. Edi, por exemplo, gravou no período um disco pela Baguá Records com mais de 20 participações entre rappers e DJs.

Passado esse tempo e com o disco novo na mão, os Racionais está explorando-o ao máximo. Vão para o segundo ano da turnê baseada no disco, que chega a Brasília neste sábado (3/9), dentro da programação do Yo! Music — Festival de Arte Urbana, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha.

Apesar da turnê ser “Cores e Valores”, no repertório o grupo faz uma mistura de todos os discos — são quatro de estúdio e dois ao vivo. Por isso, Edi Rock prefere não entrar em detalhes. “São surpresa as canções que vão ser apresentadas”.

Em bate-papo com o Metrópoles, Edi apresenta suas considerações sobre política, Yo!, entre outros assuntos:

O rap e a política atual
“O rap é a voz das ruas e o cenário político também traz a voz do povo. Estamos passando por mais uma crise como qualquer outra que nós já passamos. A diferença é que partidos que se falam do povo na verdade não são”.

Cultura em crise
“A cultura está atravessando um momento difícil. Várias vezes a gente fez show com o preço mais baixo porque o público não pode pagar. Mas o rap está no caminho certo. Tem muitas caras novas, muita produção e isto é bom”.

Rap para todos
“O rap é musica e não diz quem tem que ouvir. Música é música. Eu falo da periferia e da vida, aqueles se identificam e ouvem podem ouvir, independentemente de classe ou outra coisa. Não há divisão, a gente tenta agregar mostrando que todo mundo é igual”.

Yo! Music
“O Yo! é um projeto grandioso e corajoso no cenário que estamos passando. Deve ser um chute inicial para um evento que vai ser feito por todo o Brasil. Então, estamos unindo forças. Acho que este é um marco para a cultura hip-hop. Tem até skate. É um evento pela cultura e o país tem que ter cultura. É um prazer dividir o palco com meus contemporâneos e com a galera nova”.

Yo! Music – Festival de Arte Urbana
Dia 3/9 (sábado), a partir das 14h — a previsão é que os Racionais MC’s entrem no palco à 1h40. No estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). Ingressos a R$ 60 (pista) e R$ 120 (front stage). À venda no site Bilheteria Digital. Valores referentes à meia entrada do 2º lote. Preços sujeitos a alteração. Não recomendado para menores de 16 anos.

 

 

COMENTE

músicarapshowsracionais mc'syo! music
comunicar erro à redação