metropoles.com

McCartney tenta recuperar na Justiça direito sobre obra dos Beatles

Segundo a Billboard, o ex-Beatle apresentou denúncia de contrato no U.S. Copyright Office. Lei permite que ele passe a ser dono dos direitos a partir de 2025

atualizado

Compartilhar notícia

Gisiela Klein/Divulgação
paul maccartney
1 de 1 paul maccartney - Foto: Gisiela Klein/Divulgação

Paul McCartney e John Lennon perderam em 1960 os direitos de publicação da obra que compuseram juntos. Isso porque a ATV (hoje Sony/ATV), editora criada por eles em parceria com Ringo Star e George Harrison, com o então empresário dos Beatles e investidores externos, foi vendida sem o conhecimento deles.

Agora, MacCartney pretende recuperar esses direitos na Justiça. De acordo com a revista Billboard, o ex-Beatle apresentou uma denúncia de contrato no U.S. Copyright Office, aproveitando-se de uma lei que permite aos artistas recuperarem os direitos de autor e publicação após 56 anos de sua criação.

Esse prazo, no caso da obra dos Beatles, só expira em 2025, quando Paul McCartney terá 83 anos, mas a lei determina que a denúncia seja apresentada de dois a 10 anos antes de se passarem os 56 anos de publicação.

A traição de Michael Jackson
A reivindicação de McCartney é somente sobre sua parte na obra — Yoko Ono, viúva de Lennon, vendeu seus direitos à ATV/Sony em 2009. A partir do momento em que recuperar esses direitos, ele poderá, por exemplo, licenciar canções para uso em filme, musical, anúncio publicitário e coisas do tipo.

Ao longo desses anos, Paul McCartney buscou outros meios de recuperar a posse sobre o direito de publicação de sua obra. Chegou, inclusive, a se indispor com Michael Jackson, de quem foi parceiro em canções como “The Girl Is Mine” e “Say Say Say”.

Em conversas entre os dois amigos, Paul teria falado sobre o assunto e Michael — vendo a mina que era (e é) a obra dos Beatles — correu atrás. Mais tarde, Paul McCartney soube por telefone que o ex-colaborador tinha passado a ser o dono de suas canções. No início deste ano foi noticiado que a  empresa que gera o legado de Michael Jackson vendeu a sua parte da Sony/ATV para a Sony por 750 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?