*
 

“Caetano: Uma Biografia — A Vida de Caetano Veloso O Mais Doce Bárbaro dos Trópicos” (Seoman, R$ 59,90), de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco, é uma das primeiras biografias de artistas lançadas após o Supremo Tribunal Federal (STF) liberar publicação sem autorização do biografado. O livro não autorizado conta a vida do cantor baiano, em um trajeto que parte de Santo Amaro (BA) e chega a Hollywood, nos Estados Unidos.

A obra está pronta desde 2004, mas ficou “engavetada” pela Objetiva. A editora temia que o livro fosse suspenso a pedido do cantor. De lá para cá, o tema foi alvo de diversas disputas judiciais. A mais famosa, aberta em 2007, foi a proibição da venda da biografia “Roberto Carlos em Detalhes”, de Paulo Cesar de Araújo. O quiproquó se estendeu até 2015, quando o STF autorizou a publicação de livros do gênero sem autorização prévia.

Nesse contexto, “Caetano: Uma Biografia” torna-se um importante momento do mercado editorial. É a primeira obra sobre um artista de grande porte ainda vivo a sair sem autorização. Polêmicas à parte, o livro é um presente para fãs do cantor, com histórias sobre os bastidores de uma carreira que passa pela música, cinema e teatro.

O livro, em sua parte mais polêmica, revisita momentos delicados da vida de Caetano. Amores, a relação Paula Lavigne, musas, casamentos, filhos e os embates com a crítica nacional. Entre turnês, protestos e shows internacionais, o cantor consolidou-se como um dos mais importantes artistas brasileiros. A introdução da obra é assinada por Roberto Menescal.

As escolhas do livro, no entanto, não agradaram a Caetano Veloso. Questionado sobre a biografia, o músico não poupou críticas. Afirmou que os autores não deram peso literário à obra.

Apesar das críticas do biografado, os fãs vão se deleitar com as várias imagens, histórias, as polêmicas e bastidores da vida do artista. Os autores também fazem um resgate importante de fotos do astro da música popular brasileira.

 

 

 

 

 

COMENTE

Marcio NolascoCarlos Eduardo DrummondCaetano: Uma Biografia — A Vida de Caetano Veloso O Mais Doce Bárbaro dos Trópicos
comunicar erro à redação