metropoles.com

Escritores Pedro Gabriel e Clarice Freire trazem turnê poética ao DF 

Evento com autores de “Eu me Chamo Antônio” e “Pó de Lua”, respectivamente, ocorre no sábado (8/10) na Livraria Cultura do Iguatemi

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Clarice Freire Pedro Gabriel
1 de 1 Clarice Freire Pedro Gabriel - Foto: Reprodução/Facebook

O que Clarice Lispector, Jack Kerouac e Victor Hugo têm em comum, além de terem sido escritores – e dos excelentes? Autor do imprescindível “Os Miseráveis”, o francês lançou seu primeiro livro aos 29 anos: “O Corcunda de Notre-Dame” (1891). Jack Kerouac tinha apenas 28 anos quando disse a que veio: “The Town and The City” (1950).

E Clarice? A obra “Perto do Coração Selvagem” (1943) foi lançada quando a ucraniana-pernambucana mais lida da história, mas hoje desgraçadamente transformada num musa frasista de Facebook, tinha somente 23 aninhos.

Na literatura, dizem os entendidos, a experiência de vida – e seus sabores e dissabores, amores e desamores, sorrisos e lágrimas e o que mais quer que seja – é fundamental para um bom roteiro.

Talento e persistência
Pode ser ou não. Mas os três exemplos acima provam que dá, sim, para começar cedo – desde que se tenha talento e uma persistência de santo. Sim, perseverança: “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da escritora J.K. Rowling, foi rejeitado por 12 vezes!

E há quem creia firmemente, com raras exceções: livro de estreia serve para estancar a tortura pessoal da dúvida (se publica-se ou não, se é bom ou não e por aí vai).

Bem, há pouco mais de quatro anos, nascia e se popularizava uma outra Clarice, a Freire. Também pernambucana. Enigmática e existencial como a Clarice, a Lispector? E nessa mesma época, surgia também o escritor Pedro Gabriel.

Autores, respectivamente, de “Pó de Lua” e “Eu me Chamo Antônio”, os dois passam por Brasília no sábado (8/10) com o que eles chamam de uma turnê poética”. O encontro será partir das 15h na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. A sessão de autógrafos será precedida de debate.

Divulgação

De novos e velhos
Há alguma ousadia aqui de comparar os dois novos autores a Clarice Lispector, Jack Kerouac e Victor Hugo? Nenhuma. Nem sequer é possível cravar que se tornem profissionais do ramo, definitivamente.

É uma mera contraposição para lembrar como e quando os grandes começaram e como estão começando talvez futuros grandes escritores – e num ambiente bem distinto, de uma intensa (e até insana) fluidez de ideias.

Clarice Freire nasceu numa família de artistas. O pai, o médico Wilson Freire, é poeta, cineasta e músico: compôs várias músicas com o brincante e multi-instrumentista Antônio Nóbrega, por exemplo.
O primo Marcelino Freire já ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura, em 2006, na categoria contos, pela obra Contos Negreiros. A irmã, Sofia, é cantora. Bem, se for puxar o novelo, haja tempo para desfiá-lo.

Jeitos curiosos de produzir
Pedro Gabriel, por sua vez, é quatro anos mais velho do que Clarice, mas tão jovem quanto. Filho de pai suíço e mãe brasileira, nasceu no Chade e veio para cá quanto tinha 12 anos.

Ambos têm mais em comum o fato de serem publicitários: formas e jeitos curiosos de produzir. Clarice produz quando “a noite fica mais escura”. Tanto que o segundo livro chama-se “Pó de Lua nas Noites em Claro”, foi escrito nas madrugadas: cada capítulo nascia da meia-noite ao amanhecer.

Pedro, por sua vez, começou a carreira literária em guardanapos: o livro “Eu me Chamo Antônio” surgiu em anotações num bar.

Clarice tem incríveis 1,3 milhão de seguidores no Facebook. Pedro já vendeu 200 mil cópias – e tem também outros tantos milhares de seguidores on-line.

Clarice Freire e Pedro Gabriel — Turnê poética
Dia 8/10 (sábado), a partir das 15h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (Asa Norte). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?