metropoles.com

Há 170 anos nascia Castro Alves. Relembre os versos do poeta

Além de cantar as dores de um amor não correspondido, o escritor trouxe à tona a dor dos negros e a questão da escravidão

atualizado

Compartilhar notícia

Kácio Pacheco/Metrópoles
castro-alves
1 de 1 castro-alves - Foto: Kácio Pacheco/Metrópoles

Há 170 anos nascia Castro Alves, poeta romântico brasileiro celebrado até os dias de hoje. Além de cantar as dores de um amor não correspondido, o escritor trouxe à tona o sofrimento dos negros e a questão da escravidão. Ele morreu em 1871, aos 24 anos, por conta de uma tuberculose.

“O Navio Negreiro” pode ser considerada sua obra-prima. Nos versos, o poeta denuncia a escravidão e refaz o cotidiano do transporte dos negros por meio de navios, em situações completamente desumanas. A leitura desse texto é obrigatório nas escolas brasileiras.

Por ter nascido na Bahia, diversos espaços culturais de Salvador (BA) resolveram homenageá-lo na terça-feira (14/3), data de seu nascimento. A Caixa Cultura abriu a exposição “Poesia Agora”, com trabalhos realizados por 300 poetas de todo o país.

Além disso, o 14º Cortejo Poético Dia da Poesia fará uma caminhada até a Praça Castro Alves, localizada no centro da capital baiana. O poeta Marcos Peralta (vestido de Castro Alves) vai cortar um bolo de 170cm em homenagem ao aniversário do romântico.

Conheça alguns versos escritos por Castro Alves:

0

Compartilhar notícia