metropoles.com

Artista plástico Glenio Lima lança livro “Códice” no Museu Nacional

A obra traz relatos do artista entremeados por fotografias que ele tirou em seu trabalho no México

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), 14/10/2016Abertura Exposição “Epidermes da Me
1 de 1 Brasília (DF), 14/10/2016Abertura Exposição “Epidermes da Me - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

O artista plástico Glenio Lima partiu de Brasília para o México com o objetivo de realizar uma residência artística de quatro meses. A experiência marcou o artista de tal modo que ele resolveu transformá-la no livro “Códice”, que será lançado nesta quarta-feira (15/2), às 19h, no anexo do Museu Nacional da República.

ReproduçãoA obra traz relatos do artista entremeados por fotografias que ele tirou no México (muitas delas na cidade histórica Oaxaca). “Estava confiante de que esse encontro de culturas traria alguma novidade à pintura”, afirmou Glenio. Por isso, além dos registros de pessoas, objetos e paisagens, o artista apresenta algumas das obras realizadas durante a viagem.

A viagem fez parte da 3ª edição do Programa de Residências artísticas para Criadores da Iberoamérica e do Haiti no México. Glenio partiu ao país latino-americano ao lado de outros 39 artistas do continente.

Em Oaxaca, o artista plástico mergulhou na cultura local para desenvolver um projeto de pintura de grandes formatos, baseado nas pinturas do Yanomami do Brasil e dos pré-hispânicos Mixteca do México.

A cidade onde o artista se instalou é também o lugar onde ainda habitam algumas comunidades de povos pré–hispânicos, que ainda preservam suas antigas culturas, aprofundando e enriquecendo ainda mais o trabalho de Glenio.

Confira alguns dos trabalhos publicados no livro:

0

 

Compartilhar notícia