*
 

Além do show que reuniu Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Nando Reis (no último dia 6/10), os 100 de nascimento de Ulysses Guimarães (1916-1992) estão sendo lembrados, em Brasília, com uma exposição que ocupa três ambientes da Câmara dos Deputados, até o dia 11 de novembro.

Com curadora do jornalista Clauder Diniz, “Ulysses 100 Anos”  reúne fotografias, textos e frases que sintetizam o pensamento político de Ulysses, um dos mais importantes personagens da história política do país na segunda metade do século 20 — de 1951 até a morte, exerceu 11 mandatos como deputado federal.

Oposição aos militares
No papel de líder da oposição ao regime militar, Ulysses Guimarães percorreu o país difundindo seus ideias liberdade. Quando eclodiu o movimento pelas eleições diretas para presidente da República, ocupou lugar de frente na campanha, o que rendeu a ele o codinome de Senhor Diretas Já.

Voltou a assumir o protagonismo na elaboração da Constituição de 1988 e no impeachment de Fernando Collor de Melo. Para recontar essa trajetória, Clauder recorreu ao acervo do fotógrafo Orlando Brito, que teve a oportunidade de retratar Ulysses por mais de 30 anos.

 

Imagens e palavras
Das 33 fotos expostas no corredor de acesso ao Plenário, apenas três não são de Orlando Brito. São imagens que unem o caráter documental e história ao cuidado estético, típico na obra do fotógrafo. Elas se alternam com trechos de discursos e de entrevistas que enfatizam as ideias do político sobre democracia, liberdade e participação popular.

Até chegar ao plenário, o visitante encontrar ainda 25 frases, em adesivos, de um dos discursos mais conhecidos de Ulysses Guimarães, feito durante a promulgação da Constituição de 1988.

Um último módulo ocupa a Galeria de Arte do Salão Nobre, trazendo uma linha do tempo e os principais momentos da vida do político e trechos da famosa campanha pela “anticandidatura” à Presidência da República de 1973, quando desafiou o general Ernesto Geisel.

Completa a mostra, neste mesmo módulo, um vídeo com resumo de documentário da TV Câmara sobre Ulysses Guimarães. O documentário pode ser assistido na íntegra no site da TV Câmara.

Ulysses 100 anos
Até 11/11 (sexta). Segunda a domingo, das 9h às 17h30. Na Câmara dos Deputados (Praça dos Três Poderes). Agendamento para grupos pelo site do Congresso Nacional. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

 

COMENTE

exposiçãoCâmara dos DeputadosCongresso Nacionalulysses guimarãesclauder dinizulysses 100 anos
comunicar erro à redação