*
 

Apesar de viver há 22 anos em Amsterdã, na Holanda, a artista brasiliense Júlia dos Santos Baptista nunca esqueceu sua origem. Além de ser comum encontrar diversos monumentos e desenhos geométricos da capital brasileira em suas pinturas, todos os anos ela volta à cidade para expor seus trabalhos.

Porém, não só a saudade a aproxima de Brasília, como também sua vontade de utilizar as obras de arte para educar as crianças que vivem na capital. “Eu quero plantar uma sementinha nos jovens daqui de modo que compreendam a arte como algo que serve ao dia a dia deles e os ajuda a entender o mundo”, explica a artista.

Para realizar o trabalho, Júlia cria um programa educativo especial a cada exposição que monta. A última, aberta nesta sexta-feira (4/8), no espaço cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), leva o nome de “Bandeirinhas, Dançando no Ar”. A mostra conta com 40 obras repletas das bandeirolas típicas de festas juninas — estética que remete à produção artística de Alfredo Volpi.

Nessa exposição, trouxe as banderinhas das nossas festas populares para apresentá-las como elementos multiculturais aos jovens. Na Europa, a leitura que se faz dos objetos é outra: significa a chegada do verão. Assim, torno um elemento nacional em algo maior, universal."
Júlia dos Santos Baptista

Educativo
Os encontros educativos são organizados pelo STJ, mas contam – na maioria das vezes – com a presença da artista. Além de trazer novas leituras sobre os elementos apresentados nas telas, Julia leva materiais de artes para que os jovens possam exercer seus olhares sobre a arte.

Seu trabalho não é apenas apreciado pelas crianças da capital. Na viagem para Brasília, além da artista, desembarcaram dois membros da Niehe Media, grande empresa de comunicação holandesa responsáveis por registrar e contar detalhes sobre o programa educativo de Júlia.

“Bandeirinhas, Dançando no Ar”
Até 23 de agosto no Superior Tribunal de Justiça (Setor de Administração Federal Sul, quadra 6). Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h

 

 

COMENTE

programa educativoJúlia dos Santos Baptistabandeirinhasarte para crianças
comunicar erro à redação