*
 

Autoridade responsável pela construção de Brasília, Israel Pinheiro se tornou tema de exposição que poderá ser vista até 14 de outubro, na sede da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil).

A partir do acervo guardado pelo Arquivo Público do Distrito Federal, a mostra “Israel Pinheiro – O Homem Que Dirigiu a Construção de Brasília” conta a trajetória do personagem responsável por comandar muitos dos operários que construíram a cidade, em 10 painéis.

DivulgaçãoA mostra conta com curadoria e pesquisa do historiador Elias Manoel da Silva. Serão apresentadas fotos históricas do pioneiro – algumas delas garimpadas no Fundo Novacap, acervo mais importante do órgão tombado pela Unesco – além de informações textuais sobre a vida pessoal e profissional de Israel.

História
Mineiro de Caeté, Israel Pinheiro nasceu em 1896. Formado em Engenharia, entrou para política nos anos 20, elegendo-se por sua terra natal vereador e prefeito. Nos anos 30 e 40 assumiu várias secretarias no governo mineiro. Um dos criadores da Companhia Vale do Rio Doce, fundou em 1945 o Partido Social Democrático, elegendo-se deputado federal. Foi no Congresso Nacional que estreitou as relações com Juscelino Kubitschek, responsável pela criação da nova capital.

Para trabalhar com Juscelino na construção de Brasília, Israel teve que renunciar ao mandato de deputado para assumir a presidência da Novacap nos anos 50. Nos primeiros anos de Brasília foi o braço direito de JK no surgimento de uma cidade que nasceu do nada. Trabalhador, Israel Pinheiro levantava às 6h da manhã e seguia até as 20h. Se não estava no seu escritório na Novacap (então na Candangolândia), era visto numa Rural Willys fiscalizando as obras.

Após a inauguração de Brasília tornou-se o primeiro prefeito de Brasília e depois assumiu o governo de Minas Gerais. Morreu em julho de 1973, aos 77 anos, após sentir dores decorrentes de uma hérnia.

“Israel Pinheiro – O Homem Que Dirigiu a Construção de Brasília”
Até 14 de outubro, no hall Galeria dos Presidentes da Novacap (Setor de Áreas Públicas, Lote B). Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

 

COMENTE

Novacapisrael pinheiro
comunicar erro à redação