metropoles.com

Artista alemã discute as masculinidades dos dias atuais em mostra

A exposição de Silvie Eidam está aberta até sexta-feira (21/4) no Elefante Centro Cultural (706 Norte)

atualizado

Compartilhar notícia

Tiago de Aragão/Divulgação
Exposição Masculinidades
1 de 1 Exposição Masculinidades - Foto: Tiago de Aragão/Divulgação

A artista alemã Silvie Eidam resolveu tocar num assunto muito discutido nos dias de hoje sob um viés diferente. Enquanto há um movimento que pede a complexificação da questão de ser mulher, buscando compreender a construção social do feminino na sociedade, ela resolveu discutir os diferentes papeis que os homens podem desempenhar no dia a dia. O resultado do debate está na exposição “Masculinidades”, aberta até sexta-feira (21/4), no Elefante Centro Cultural (706 Norte).

“Quero tirar o ‘grande’ sujeito de seu pedestal e trabalhar a noção de que, assim como as mulheres, ele também é uma construção social”, explica a artista. Para isso, ela desconstrói a visão de um único “macho” presente na sociedade, apresentando os outros “tipos” de masculinidades existentes na atualidade.

A poética desse questionamento se dá, ao meu ver, na possibilidade de uma leveza em saber que aquele corpo masculino escolheu transitar pela performance sem pressão e obrigatoriedade.

Silvie Eidam

As obras, distribuídas em dois andares da galeria, trabalham questões de gênero, representatividade, tipos corporais, padrões e comportamentos. Na área superior, encontram-se os quadros realizados em óleo sobre tela que exploram, principalmente, o jogo de luz e sombra bem como as expressões corporais e faciais.

0

Para a construção das obras, a artista se inspirou nos estudos da filósofa Judith Butler, uma das precursoras da teoria Queer. “Em um de seus textos, ela diz que a orientação sexual, o gênero e o sexo são três componentes independentes. Foi o mote da minha exposição”, afirma.

Assim, Silvie pediu a alguns amigos para escolherem suas fotos preferidas em perfis de redes sociais. Para além de compreender a forma como essas pessoas se enxergam dentro da sociedade, a artista lançou um questionamento que permeia toda a mostra: “Quem é esse homem? Será que ele realmente existe?”.

Silvie estudou com as artistas Andrea Simon e Beatrix Pohle-Stiehl e se graduou em artes plásticas pela Goldsmiths College, em Londres (Reino Unido), e pela Universidade de Brasília (UnB). Ela também obteve apoio financeiro por parte de uma colecionadora para elaborar a mostra “Masculinidades”. A exposição no Elefante Centro Cultural tem curadoria de Manuel Neves.

“Masculinidades”
Até sexta (21/4), de segunda a sábado, das 14h às 18h30, no Elefante Centro Cultural (706 Norte, bloco C). Entrada franca

Compartilhar notícia