*
 

Um mapa cultural e afetivo do Distrito Federal, desenhado com a colaboração de 15 pessoas que atuam em diversas áreas das artes e da cultura urbana da cidade. Em resumo, é isso o “Experimente Brasília — Cidade Criativa”, que será lançado nesta quinta-feira (1º/12) no Museu Nacional Honestino Guimarães.

A publicação é parte do projeto Cidade Criativa, desenvolvido pela Experimente Brasília, de Patricia Herzog e Tatiana Petra. A Experimente é uma agência de turismo diferente. Na verdade, um laboratório criativo que tem levado visitantes e moradores a descobrirem formas diferentes de enxergar a capital.


Oficinas, experiências e mapa

Patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto Cidade Criativa compreende também cinco oficinas (chamadas de LABs) e 10 experiências culturais — cada uma comandada por um convidado ligado a uma área de criação e realizadas em sebos, brechós, galerias, cafés e até em passagens subterrâneas e no Lago Paranoá. Todas realizadas ao longo dos últimos seis meses.

O Coletivo Criolina, por exemplo, levou o público a uma experiência pelo universo dos vinis; o guitarrista Dillo conduziu os participantes por novas rotas em Taguatinga; o artista visual Natinho, comandou uma exploração pelo labiríntico Conic…

Participaram também a estilista Fernanda Ferrugem, o Coletivo Transverso, o cineasta Iberê Carvalho, a coreógrafa Luciana Lara, o fotógrafo Bruno Bernardes e a agência Comova.

A décima experiência será realizada na noite desta quinta, durante o lançamento do mapa “Experimente Brasília — Cidade Criativa”. Os VJs Oga e Arthur Pessoa vão levar os participantes do evento a uma imersão na música eletrônica. A entrada é franca e quem participa ganha uma unidade do mapa.


Achados da cidade

A partir de tudo isso foi elaborado o mapa “Experimente Brasília — Cidade Criativa”, com indicações de lugares nos segmentos de arte urbana, vinil, moda, galerias e cafés. Selecionados sob curadoria de Patrícia Herzog e Tatiana Petra, todos os lugares citados ganharam o selo Experimente Brasília Cool Destination.

Dez mil exemplares do mapa serão distribuídos gratuitamente em pontos da cidade. Mas o Cidade Criativa não acaba aí. Até o fim de fevereiro será lançado um guia, no qual sete convidados (apelidados de insiders guides) indicam, cada um, quatro lugares imperdíveis da cidade.

São eles o músico André Gonzales, o arquiteto Daniel Mangabeira, a fotógrafa Joana França e os designers Dario Joffily e Thiago Lucas. Às indicações dos seis, se juntam as de Renata Azambuja e Tatiana Petra. Assim como o mapa, o guia terá projeto gráfico de Flávio Altoé e direção de arte de Patrícia Herzog.

Lançamento do mapa “Experimente Brasília — Cidade Criativa”
Dia 1º/12 (quinta), às 19h. No Museu Nacional Honestino Guimarães (Esplanada dos Ministérios). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 




 

COMENTE

cidade criativacoletivo transversoexperimente brasília
comunicar erro à redação