*
 

Quatro filmes inspirados por textos de William Shakespeare serão exibidos no Auditório 2 do Museu Nacional da República, um por dia, desta terça-feira (29/11) até sexta (2/12), sempre às 19h. As sessões integram a programação do evento Shakespeare Lives, parte das homenagens pelos 400 anos de morte do dramaturgo inglês.

Parceria do projeto CineCAL no Museu, Programa Cinema no Museu e Embaixada do Reino Unido, o evento promove, também, mesas-redondas após cada exibição. Confira a programação, sinopse de cada filme e os nomes dos convidados para cada debate.

Dia 29/11 (terça)
“Romeu e Julieta” (EUA, 1996, 120min), de Baz Luhrmann.
Na versão modernizada da peça de Shakespeare, a ação se passa em Verona Beach. Leonardo DiCaprio e Claire Danes interpretam os jovens amantes, que enfrentam a rivalidade de suas famílias. Não recomendado para menores de 14 anos.
Convidada: Liana Leão, da Universidade Federal do Paraná.

Dia 30/11 (quarta)
“Macbeth” (EUA, 1971, 140min), de ), de Roman Polanski
Herói de guerra escocês, Macbeth é persuadido pela esposa a matar o rei, mas acaba se envolvendo em mais assassinatos e decadência moral para manter seu reinado. Com Jon Finch e Francesca Annis. Não recomendado para menores de 18 anos.
Convidado: Augusto Rodrigues da Silva Junior, da Universidade de Brasília

Dia 1º/12 (quinta)
“Hamlet” (EUA, 2000, 112min), de Michael Almereyda
Em versão também transposta para tempos modernos, Hamlet (Ethan Hawke) integra uma nova geração de jovens cineastas que está despontando para a fama na Nova York do ano 2000. Não recomendado para menores de 16 anos.
Convidado: William Alves Biserra, da Universidade de Brasília.

Dia 2/12 (sexta)
“César Deve Morrer” (Itália, 2012, 77min), de Paolo e Vittorio Taviani
A peça teatral “Júlio César”, de Shakespeare, é encenada por um grupo de prisioneiros da prisão de segurança máxima Rebibbia, em Roma. Vencedor do Urso de Ouro em Berlim, em 2012. Não recomendado para menores de 14 anos.
Convidado: Lemuel da Cruz Gandara, do Instituto Federal de Goiás.

Shakespeare Lives — 4ª Mostra de Cinema Literário
De 29/11 (terça) a 2/12 (sexta), às 19h. No Auditório 2 do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios). Entrada franca.

 

 

COMENTE

de graçamuseu nacional da repúblicashakespeare lives
comunicar erro à redação