metropoles.com

Robert Day, diretor inglês, morre aos 94 anos

Robert Day trabalhou com Boris Karloff, dirigiu quatro filmes do Tarzan e ficou conhecido por “O Prisioneiro Vagabundo”, com Peter Sellers

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Fox/Photofest
robert day diretor
1 de 1 robert day diretor - Foto: Reprodução/Fox/Photofest

Robert Day, veterano diretor de cinema, morreu na última sexta (17/3) aos 94 anos. O falecimento foi divulgado somente nesta terça (21/3). Nascido na Inglaterra, o cineasta (à direita na foto) ficou conhecido pela comédia “O Prisioneiro Vagabundo” (1960), com Peter Sellers.

Day também assinou quatro filmes do Tarzan e dirigiu o mítico Boris Karloff em “Corredores de Sangue (1958) e “Grip of the Strangler” (1958). O inglês acumula 91 créditos como diretor, entre telefilmes, longas para cinema e episódios de séries. Não trabalhava desde 1991, quando decidiu se aposentar.

Antes de se tornar diretor, Day começou como contrarregra e passou duas décadas trabalhando como operador de câmera. Já no primeiro filme que assinou, a comédia “The Green Man” (1956), atraiu indicação ao Bafta de melhor roteiro de produção britânica.

A partir da metade dos anos 1960, já morando nos Estados Unidos, Day envolveu-se com diversos trabalhos para a televisão. Comandou episódios de séries como “The F.B.I.” e “Dallas”, além do faroeste televisivo “No Rastro da Violência” (1987) e outros filmes produzidos para exibição na telinha.

Compartilhar notícia