metropoles.com

“Por Trás da Linha de Escudos” mostra encontro de diretor com polícia

Longa pernambucano junta-se aos curtas “Baunilha” (PE) e “Torre” (SP) na noite desta quinta-feira (21/9), no 50º Festival de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Henrique Leal e Símio Filmes/Divulgação
por trás da linha de escudos_marcelo pedroso_cred luis henrique leal e símio filmes (4)
1 de 1 por trás da linha de escudos_marcelo pedroso_cred luis henrique leal e símio filmes (4) - Foto: Luis Henrique Leal e Símio Filmes/Divulgação

“Por Trás da Linha de Escudos”, novo longa do diretor pernambucano Marcelo Pedroso, mergulha no cotidiano do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco. O filme é atração nesta quinta-feira (21/9), a partir das 21h, na mostra competitiva do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Os curtas “Torre” (SP) e “Baunilha” (PE) também serão exibidos na sessão.

Atento à situação política e social do país, o cineasta se aproximou justamente da unidade militar destacada para reprimir manifestações que as autoridades julgam violentas.

0

Na última passagem pelo evento, Pedroso arrebanhou cinco prêmios Candango pelo longa “Brasil S/A” (2014): direção, roteiro, montagem, som e trilha sonora. Em 2012, ele veio com o curta “Câmara Escura”.

0

Curtas da noite: política e sexo
O conturbado clima vivido pelo país também se estende para a produção brasileira de animação. Único curta do gênero selecionado no 50º FBCB, “Torre” (SP) resgata a infância de quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, primeiro preso político desaparecido durante a ditadura militar. É o primeiro filme dirigido por Nádia Mangolini, que trabalha com audiovisual há mais 10 anos.

0

Segunda parte de uma trilogia sobre desejo – a primeira foi “Tubarão” (2013) –, o pernambucano Leo Tabosa segue os segredos de um mestre de BDSM (Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo) no curta “Baunilha”. “Devotee”, ainda em fase de roteiro, conclui o ciclo.

Mostra Competitiva do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Exibição do longa “Por Trás da Linha de Escudos” (PE, 95min, 10 anos), de Marcelo Pedroso, e dos curtas “Torre” (SP, 18min, 12 anos), de Nádia Mangolini, e “Baunilha” (PE, 13min, 16 anos), de Leo Tabosa. Quinta-feira (21/9), às 21h, no Cine Brasília. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada).

Sessões simultâneas às 20h, no Teatro da Praça (Taguatinga), Espaço Semente (Setor Central – Gama), Teatro de Sobradinho e Riacho Fundo (em frente à Administração). Entrada franca

Compartilhar notícia