metropoles.com

Para além de “Truque de Mestre”: uma lista com 5 filmes sobre mágicos

Na onda de “Truque de Mestre – O Segundo Ato”, relembramos outros longas sobre mágicas, blefes e farsas

atualizado

Compartilhar notícia

Pixar/Divulgação
Presto
1 de 1 Presto - Foto: Pixar/Divulgação

Um desafio para qualquer filme sobre truques e mágicos é levar esse encanto invisível dos artistas para a tela grande. Por meio da janela de ilusões chamada cinema, números de magia e farsas ganham contornos ainda mais dramáticos.

Na onda de “Truque de Mestre – O Segundo Ato”, fizemos uma listinha com títulos do gênero. Deixamos de fora os três filmes manjados de sempre: “O Mágico de Oz” (1939), “O Ilusionista” (2006) e “O Grande Truque” (2006). Tem cinebiografia de Houdini, curta da Pixar e até Woody Allen:

Imagem Filmes/Divulgação

“Atos que Desafiam a Morte” (2007)
Conhecido pelo histórico de fugas inimagináveis e extravagantes, Harry Houdini é vivido por Guy Pearce neste filme sobre sua turnê pela Inglaterra, em 1926. No maior dos números, ele desafia alguém a conseguir entrar em contato com sua falecida mãe. Mary McGarvie (Catherine Zeta-Jones) topa e leva a filha Benji (Saoirse Ronan) para trapacear o espetáculo.

Disponível na Netflix e no Net Now

Pixar/Divulgação

“Presto” (2008)
Dentro do extenso catálogo de curtas-metragens do estúdio Pixar – são 32, sem contar as minisséries e os especiais para a TV –, “Presto” surge como um dos mais inventivos. Entre chapéus mágicos e varinhas, um artista e seu coelho brigam e lutam pelo controle do show durante a apresentação dos truques.

Disponível no YouTube e em Blu-ray

Pathé/Divulgação

“O Mágico” (2010)
Celebrado diretor de “As Bicicletas de Belleville” (2003) e quatro vezes indicado ao Oscar, o francês Sylvain Chomet narra a vida de um mágico em crise. Sem espaço para trabalhar, o ilusionista tenta recomeçar na Escócia. Lá, conhece uma fã que mudará seu destino. O filme adapta um roteiro descartado do mímico-cineasta Jacques Tati.

Disponível em DVD

Left Turn Films/Divulgação

“An Honest Liar” (2014)
James Randi foi mágico até os 60 anos. Depois, desmascarou eventos paranormais e outros ilusionistas por meio de investigações baseadas em um severo ceticismo e nos próprios conhecimentos sobre truques e farsas. O filme ilumina sua vida pessoal e, sobretudo, as ambíguas relações com o longevo parceiro de palco, José Alvarez.

Disponível na Netflix

Sony Pictures Classics/Divulgação

“Magia Ao Luar” (2014)
As últimas duas décadas de carreira de Woody Allen revelam filmes problemáticos e repetitivos. “Magia Ao Luar” não chega a ser exceção entre os títulos mais fracos do diretor, mas tem lá seus charmes. Mágico especializado em desmascarar médiuns e gurus de araque, o personagem de Colin Firth tem seus crenças balançadas pelos talentos e pela beleza de Sophie (Emma Stone).

Disponível no Google Play, na Netflix, no Net Now e em DVD e Blu-ray

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?