metropoles.com

Morre Marcio Curi, produtor e diretor de cinema, aos 69 anos

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Marcio Curi produziu filmes como “A Última Estação” e “Louco por Cinema” e vários curtas em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
marcio curi, cinema
1 de 1 marcio curi, cinema - Foto: Reprodução/Facebook

Marcio Curi, produtor e diretor de cinema, morreu nesta terça (22/11), aos 69 anos. As causas do falecimento ainda não foram divulgadas. Ao longo da carreira, iniciada em 1967, o cineasta produziu longas importantes como “Louco por Cinema” (1994), vencedor do Festival de Brasília, e atuou como montador do clássico “Meteorango Kid – O Herói Intergalático” (1969), ambos de André Luiz Oliveira.

Em 2016, Curi finalizou “Campus Santo”, seu terceiro longa como diretor. Ainda inédito no circuito, o filme narra uma crônica sobre a juventude brasiliense no final dos anos 1980. O trabalho anterior, “A Última Estação”, abriu o Festival de Brasília 2012, em edição realizada no Teatro Nacional Claudio Santoro.

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, e radicado em Brasília há décadas, o cineasta participou de longas-metragens, curtas e trabalhos para a TV em múltiplas funções, da produção à atuação. Estudou Engenharia Civil no Rio, mas não chegou a completar o curso. Em Brasília, frequentou a Faculdade de Comunicação da UnB.

Outro filme importante produzido por ele foi “Filhas do Vento” (2004), de Joel Zito Araújo. O longa faturou oito prêmios no Festival de Gramado.

Um de seus últimos trabalhos na função de produtor foi o longa “Cora Coralina – Todas as Vidas”, exibido na Mostra Brasília do festival em 2016 e vencedor do Troféu Câmara Legislativa nas categorias de melhor filme pelo júri popular e edição de som.

Ao longo da carreira, Curi ajudou a revelar cineastas como Renato Barbieri, diretor de “Cora”, e Mauro Giuntini, autor de “Simples Mortais” (2007). No começo dos anos 1990, Curi criou com Elizabeth, sua esposa, a produtora independente Asacine, responsável por vários dos filmes lançados pelo cineasta nas décadas seguintes.

Em 2007, ao lado de Barbieri, Curi começou a realizar produção e curadoria das sessões do Teste de Audiência, na Caixa Cultural, em que filmes recém-finalizados são exibidos e debatidos por plateia e realizadores.

Repercussão
Na página pessoal de Marcio Curi no Facebook, amigos e artistas lamentaram a morte do cineasta. Os posts celebram a generosidade e o empreendedorismo do produtor.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?