*
 

Além de exibir novos filmes da safra nacional, o Festival de Brasília também gera um espaço frutífero para quem se interessa pelos mais recentes livros e lançamentos em DVD. Neste sábado (24/9), no Kubitschek Plaza, autores e cineastas se reúnem para apresentar publicações sobre variados personagens e temas, de Glauber Rocha ao longa “Baile Perfumado” (1996), escolhido para encerrar esta 49ª edição do evento.

Veja abaixo uma listinha dos lançamentos do festival:

DVD

“Zirig Dum Brasília – A Arte e o Sonho de Renato Matos” (foto no alto)
Um dos mais reconhecíveis artistas de Brasília é perfilado nesta biografia incomum sobre seus múltiplos talentos, da música às artes plásticas. André Luiz Oliveira, do clássico “Meteorango Kid – Um Herói Intergalático” (1969), assina o documentário. Extras, depoimentos e o curta “Ruidismos Limítrofes”, de Oliveira, completam o DVD. Leia entrevista com o cineasta sobre o filme.

LIVROS

Divulgação

“100 Melhores Filmes Brasileiros” (Letramento)
Publicado pela editora Letramento em parceria com o Canal Brasil e a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o livro escolhe os melhores filmes nacionais de acordo com a crítica especializada. De caráter enciclopédico e analítico, a publicação reúne desde o recente “Que Horas Ela Volta?” (2015) a clássicos como “Limite” (1931) e “O Bandido da Luz Vermelha” (1968).

Fred Jordão/Divulgação

“A Aventura do ‘Baile Perfumado’: 20 Anos Depois” (Cepe Editora)
Amanda Mansur e Paulo Cunha organizam a publicação definitiva sobre um dos mais importantes filmes de Pernambuco, vencedor do Festival de Brasília em 1996. Roteiro do longa na íntegra, diário de filmagem, documentos, depoimentos de envolvidos na produção e fotografias recheiam o livro.

Giostri/Divulgação

“O Coringa do Cinema” (Giostri Editora)
O jornalista e pesquisador Matheus Trunk narra a trajetória de Virgílio Roveda, um profissional de cinema que atuou nas mais variadas etapas e áreas de produção, como iluminação e fotografia. Roveda trabalhou em mais de 50 filmes.

Fernando Sá/Divulgação

“Corisco e Dadá: Apontamentos sobre o Filme”
Outro filme que completa duas décadas em 2016 é “Corisco e Dadá”, dirigido pelo cearense Rosemberg Cariry e estrelado por Chico Díaz e Dira Paes. O próprio cineasta contribui com entrevistas e artigos num livro que investiga a obra e a trajetória artística de seu autor. A pesquisadora francesa Sylvie Debs divide a organização dos textos com Cariry.

Giostri Editora/Divulgação

“Dossiê Boca: Personagens e Histórias do Cinema Paulista” (Giostri Editora)
Mais um livro de Matheus Trunk no festival. O dossiê revela histórias incomuns de personagens que se tornaram profissionais marcantes no cinema paulista, entre os anos 1970 e 1980.

Divulgação

“Glauber Rocha: Cinema, Estética e Revolução” (Paco Editorial)
Professor de filosofia, semiologia e ética da FAAP, Humberto Silva investiga o Cinema Novo por meio de um de seus principais diretores. Clássicos como “Terra em Transe” (1967) e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) são analisados no livro.

Lançamentos de DVD e livros
A partir de 17h, no Kubitschek Plaza – Bamboo Bar (Setor Hoteleiro Norte, quadra 2, bloco E). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

 

COMENTE

festival de brasíliafestival de brasília 201649º festival de brasília
comunicar erro à redação