metropoles.com

João Pedro Rodrigues, de “O Ornitólogo”, debate o filme em Brasília

Em cartaz na cidade, “O Ornitólogo” propõe uma releitura contemporânea de Santo Antônio. Diretor é dos mais importantes do cinema português

atualizado

Compartilhar notícia

Delia Martínez/Wikimedia Commons
joão pedro rodrigues delia martinez o ornitólogo
1 de 1 joão pedro rodrigues delia martinez o ornitólogo - Foto: Delia Martínez/Wikimedia Commons

“O Ornitólogo”, filme português em cartaz na cidade, terá sessão com a presença do diretor João Pedro Rodrigues. A conversa reúne o cineasta, o roteirista e diretor de arte João Rui e a jornalista Cecília Barroso, nesta segunda-feira (10/4), no Cine Brasília, após a exibição do longa (começa às 18h30).

No filme, o ornitólogo (especialista em aves) Fernando ruma por um rio a bordo de um caiaque à procura de raras cegonhas pretas. Derrubado por uma correnteza, ele é socorrido e sequestrado por duas chinesas. O homem consegue fugir, mas precisará voltar por uma densa floresta.

Com um olhar que mistura homossexualidade e transcendência, “O Ornitólogo” se desenha como uma versão gay do mito de Santo Antônio, cujo nome de batismo, não por acaso, era Fernando.

O filme é coprodução de Brasil, França e Portugal e estreou como parte do projeto Sessão Vitrine Petrobras, dedicado à exibição de longas independentes brasileiros e estrangeiros.

Conhecido pela ousadia ao tratar da sexualidade, João Pedro Rodrigues interrompeu os estudos de ornitologia para virar cineasta. Após rodar curtas e documentários, estreou em longas de ficção com o elogiado “O Fantasma” (2000), indicado ao Leão de Ouro em Veneza.

Ao longo dos anos 2000, Rodrigues se consolidou como um dos nomes fortes do cinema português e entregou mais três longas: “Odete” (2005), “Morrer Como um Homem” (2009) e “A Última Vez que Vi Macau” (2012). “O Ornitólogo” ganhou troféu de melhor direção no Festival de Locarno, teve carreira por outras mostras e atraiu elogios da crítica internacional.

“O Ornitólogo” (drama, 118min, 16 anos) e conversa com equipe
Segunda (10/4), sessão às 18h30, com debate em seguida. A conversa será com João Pedro Rodrigues, João Rui (roteirista e diretor de arte) e terá mediação da crítica de cinema e jornalista Cecília Barroso. Ingresso do filme: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Mais horários e salas na programação de cinema.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?