*
 

Uma das principais atrações do Festival do Rio para os cinéfilos é o panorama internacional. O segmento reúne dezenas de filmes vindos de importantes mostras estrangeiras, como Cannes, Veneza, Berlim e Sundance. A edição 2016 se encerra neste domingo (16/10) e várias das atrações já têm data de estreia no Brasil.

O Metrópoles fez uma rápida passagem pelo festival e viu filmes como “Manchester à Beira-Mar” (leia crítica), que já pinta como postulante ao Oscar 2017.

Abaixo, confira uma lista de filmes internacionais do Festival do Rio que já têm previsão de estreia no Brasil:

“A Chegada”. Estreia em 10 de novembro 
Filme que abriu o Festival do Rio 2016, a ficção científica de Denis Villeneuve (“Sicario”) narra as experiências de uma linguista (Amy Adams) que tenta se comunicar com raças alienígenas. Um lapso na tradução e a humanidade pode virar pó.

“A Nona Vida de Louis Drax”. Estreia em 20 de outubro
Astro da franquia “Cinquenta Tons de Cinza”, Jamie Dornan interpreta um médico engolido por complexidades que beiram a fantasia. Ele começa a tratar um garotinho de nove anos que sofreu um acidente e ficou à beira da morte. Mas as circunstâncias do ocorrido podem entortar a realidade até então conhecida pelo doutor. Direção do francês Alexandre Aja, de “Viagem Maldita” (2006).

“Capitão Fantástico”. Estreia em 8 de dezembro. Leia crítica
Em busca de uma vida distante das grandes cidades, um pai (Viggo Mortensen) de seis filhos decidiu se isolar no Pacífico Norte. Lá, educa a prole à sua maneira. Ele é forçado a rever seus conceitos quando se vê forçado a retornar à civilização. Venceu o prêmio de direção na mostra Um Certo Olhar, em Cannes.

“Dog Eat Dog”. Estreia em 8 de dezembro
Experiente roteirista de “Taxi Driver” (1976) e autor de “A Marca da Pantera” (1982), Paul Schrader dirige a dupla Nicolas Cage e Willem Dafoe neste thriller de máfia. Três ex-presidiários são contratados por um figurão de Cleveland para sequestrar o bebê de um gângster rival.

“É Apenas o Fim do Mundo”. Estreia em 24 de novembro. Leia crítica
Habitué no Festival de Cannes, o jovem Xavier Dolan, de 27 anos, venceu o Grande Prêmio do Júri em Cannes por essa história de uma dramática reunião de família. Um escritor encontra parentes próximos para informar que morrerá em breve. Lembranças e contendas misturam-se nas conversas.

“Jovens, Loucos e Mais Rebeldes!!” (foto no alto)
Estreia em 20 de outubro

Em 1993, o então promissor diretor Richard Linklater ajudou a revelar nomes como Milla Jovovich e Matthew McConaughey na comédia jovem “Jovens, Loucos e Rebeldes”, ambientada nos anos 1970. Duas décadas depois, o cineasta retorna ao universo de farra e curtição com um novíssimo elenco, agora nos anos 1980.

“A Luz Entre os Oceanos”. Estreia em 3 de novembro
Diretor de “O Lugar Onde Tudo Termina” (2012) e “Namorados para Sempre” (2010), Derek Cianfrance retorna aos primeiros anos do século 20 para mostrar os dramas de um casal. Os personagens de Michael Fassbender e Alicia Vikander encontram um bebê de dois meses num barco. Preferem acolher a criança silenciosamente, sem procurar as autoridades. Anos depois, a escolhe impõe terríveis consequências aos dois.

“Manchester à Beira-Mar”. Estreia em 12 de janeiro de 2017. Leia crítica
Dramaturgo e roteirista de filmes como “Gangues de Nova York” (2002) e “Máfia no Divã” (1999), Kenneth Lonergan pode alcançar sua redenção na indústria de cinema com este poderoso melodrama sobre tragédia e luto. Ele se revelou como grande autor de dramas cotidianos em “Conte Comigo” (2000) e depois passou por uma atribulada produção em “Margaret” (2011). Com “Manchester à Beira-Mar”, já surge como postulante ao Oscar 2017.

“Na Vertical”. Estreia em 16 de março de 2017. Leia crítica
O novo longa de Alain Guiraudie, do cultuado “Um Estranho no Lago” (2013), volta a investigar as miudezas da França interiorana. Desta vez, um homem se envolve com a filha de um pastor de ovelhas. Mas o jovem também é misterioso: vive viajando, segue outras pessoas e escreve um roteiro baseado em suas experiências.

 

 

 

 

 

COMENTE

Festival do Riojovensa chegadamanchester à beira-marloucos e mais rebeldes
comunicar erro à redação