*
 

Kleber Mendonça Filho, diretor pernambucano de “Aquarius”, será presidente do júri da Semana da Crítica, seção paralela do Festival de Cannes (17 a 28 de maio). No anúncio, a organização do evento considera o brasileiro “um dos mais talentosos diretores de hoje” e dá boas-vindas “ao líder de uma nova geração de cineastas brasileiros em ascensão internacional”.

A Semana da Crítica exibe primeiros e segundos filmes de cineastas. Ao todo, serão sete longas-metragens concorrentes ao Grande Prêmio. A Semana, em sua edição 56, também entrega os troféus Revelação e Descoberta (para o melhor curta entre os 10 selecionados).

Kleber Mendonça Filho, também diretor do elogiado longa “O Som ao Redor” (2012) e de curtas cultuados como “Recife Frio” (2009), terá companhia de quatro jurados: Diana Bustamante, diretora artística do Festival de Cartagena (Colômbia), Eric Kohn, crítico e editor do site “Indiewire”, Hania Mroué, diretora do Metropolis Art Cinema (Líbano), e Niels Schneider (ator francês).

Em paralelo à carreira de cineasta, Kleber Mendonça Filho trabalha como coordenador de cinema do Instituto Moreira Salles (IMS). Formado em jornalismo, o cineasta trabalhou como crítico durante anos e foi um assíduo frequentador de Cannes. Dirigiu a Fundação Joaquim Nabuco entre 1998 e 2016, no Recife, e também preside o festival pernambucano Janela Internacional de Cinema.

 

 

COMENTE

festival de cannesaquariuskleber mendonça filhofestival de cannes 2017semana da crítica
comunicar erro à redação